As forças de segurança do Espírito Santo chegaram à marca de 400 prisões realizadas com uso do reconhecimento facial, um ano após o lançamento oficial do projeto no Estado. Todas as ocorrências foram registradas na Grande Vitória, onde o sistema está em funcionamento.
De acordo com relatório do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) do Ciodes, em parceria com a Gerência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), os crimes mais recorrentes entre os detidos foram: tráfico de drogas (87), roubo (69), homicídio (57), furto (20) e estupro (19).
📢 Acompanhe as principais notícias da região em nosso Instagram: @nortenoticiaes
O projeto começou de forma piloto e, com os resultados, foi ampliado neste ano, alcançando mais de 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos, incluindo prédios públicos e ônibus do sistema Transcol.
👉 Entre também no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão: Clique aqui
O governador Renato Casagrande destacou que a tecnologia é uma aliada no combate à criminalidade:
“Com o reconhecimento facial temos conseguido capturar pessoas com mandados em aberto há anos ou até décadas. Aqui no Espírito Santo, a vida do criminoso vai ficar cada dia mais difícil”, afirmou.
O secretário Leonardo Damasceno reforçou a eficiência das ferramentas digitais:
“Pessoas que circulavam tranquilamente em áreas públicas, mas com crimes graves nas costas, estão sendo localizadas e presas. Até casos de 20 ou 30 anos de impunidade estão sendo resolvidos”, disse.
Já o vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou o impacto direto na segurança dos capixabas:
“Esse resultado mostra eficiência e reforça o compromisso do Governo do Estado. As ruas pertencem ao cidadão de bem. Se cometer crime, aqui no Espírito Santo será alcançado rapidamente.”
Fotos – SECOM/Gov.ES
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.