O Espírito Santo avança nas políticas de inclusão. Nesta quarta-feira (08), o governador Renato Casagrande anunciou a ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL), permitindo a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de videochamadas. A ampliação garante que o serviço, antes restrito a prédios públicos, seja acessado de qualquer local, em um avanço significativo para a comunidade surda.
Durante o evento, o Estado também oficializou a adesão ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal, que prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões em ações voltadas às pessoas com deficiência em todo o país. Com isso, o Espírito Santo fica habilitado a apresentar projetos e captar recursos federais para ampliar políticas de inclusão.
“Temos um trabalho de inclusão muito forte e queremos fazer muito mais. Cerca de 7% da população capixaba possui algum tipo de deficiência e precisa de um acolhimento ainda maior. Por isso, é importante essa parceria, para consolidar programas do Governo Federal com o que já temos no Estado”, destacou Casagrande.
O plano de trabalho elaborado pela Subsecretaria de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência do Estado contém 45 tópicos de projetos nas áreas de cultura, trabalho, assistência e desenvolvimento social, educação, saúde, direitos humanos, esporte e mobilidade.
A secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Anna Paula Feminella, reforçou a importância da adesão: “O Novo Viver Sem Limite envolve 95 ações e, só na primeira etapa, 11 ministérios. É um plano construído a muitas mãos.”
Atualmente, o Espírito Santo possui 100% da frota do Sistema Transcol acessível, o serviço Transcol + Acessível, com vans de transporte exclusivo, além do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, inaugurado em março, que já é referência no país.
Fotos – SECOM/Gov.ES
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
ANÚNCIO