A estratégia da Secretaria da Saúde (Sesa) do Espírito Santo de enviar mensagens de texto (SMS) aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos resultou em um aumento significativo na aplicação diária da vacina contra a dengue. Nas últimas duas semanas, a média diária de doses aplicadas subiu 26,4%, atingindo 430 doses por dia, um avanço em relação às 340 doses diárias aplicadas no período anterior ao início da campanha.
A iniciativa, que teve início no dia 6 de agosto, visa alertar sobre a importância da imunização, especialmente para aqueles que ainda não receberam a primeira dose ou estão com a segunda dose em atraso. Até o dia 20 de agosto, um total de 6.029 doses, incluindo tanto a primeira (D1) quanto a segunda dose (D2), foram aplicadas em todo o estado.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), Danielle Grillo, destacou o impacto positivo da ação, atribuindo o aumento na procura pela vacina ao sucesso da campanha de comunicação. Além dos SMS, a Sesa também começou a enviar e-mails, ampliando o alcance da estratégia. Desde o início, mais de 97 mil números de celulares foram cadastrados para receber as mensagens.
“Esse aumento na procura pela vacina da dengue é um reflexo excelente da estratégia estadual e com um retorno positivo por parte das equipes municipais de vacinação. Temos trabalhado continuamente com os municípios para que possamos ter mais cadastros atualizados de números de celular no Sistema Vacina e Confia, e assim, darmos continuidade ao envio das mensagens”, afirmou Grillo.
A vacina contra a dengue está disponível em todos os municípios capixabas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre a primeira e a segunda dose.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui