Na noite desta sexta-feira (22/12), por volta das 20h20, durante Patrulhamento preventivo de uma guarnição da Polícia Militar, pela Rua Abramo Caliman, bairro Santo Antônio, em Rio Bananal, os militares foram abordados por uma família que transitava, a pé, pela via e informou que passaram 4 motocicletas por eles em alta velocidade, que uma delas realizou manobra perigosa, empinando o veículo, e quase atropelou a criança, filha do casal e que logo em seguida seguiram em alta velocidade sentido a Avenida Henrique Gaburro. Enquanto as informações estavam sendo passadas para os PMs, mais duas motocicletas passaram em alta velocidade pela guarnição, uma delas empinando. Diante do flagrante os militares entraram na viatura e saíram na tentativa de abordarem os infratores, porém os elementos conseguiram fugir.
A guarnição continuou o preventivo e momentos depois, já nas proximidades da saída da cidade na Avenida Henrique Gaburro, os militares depararam com os quatro motocicletas vindo no sentido contrário, porém ao avistarem a guarnição fugiram em alta velocidade sentido praça do Bairro Santo Antônio. Mas uma vez a os militares saíram em acompanhamento aos indivíduos na tentativa de abordá-los, já nas proximidades da Praça, uma motocicleta Honda de cor preta, sem placa de identificação, para fugir na nossa guarnição, entrou na praça Vitorino Bacheti, onde haviam várias pessoas sentadas próximas à lanchonete a uma lanchonete, que fica localizada na Praça, colocando em risco a vida das pessoas que estavam no local, e fugiu na contramão de direção, na Rua Abramo Calimam, entrando na passarela em seguida, a guarnição saiu na tentativa da captura e abordagem ao meliante, seguindo Rua Abramo Calimam e retornando pela Avenida 14 de Setembro, sentido ao banco Banestes, quando deparou com a motocicleta que estava em fuga, neste momento foi realizado sinal com a sirene e ordens de parada para o condutor, que mesmo assim mais uma vez, fugiu em alta velocidade, sentido à Rua Guerino Ceolin, na contramão de direção quase atropelou algumas pessoas que estavam na lateral da Rua Guerino Ceolin, fato presenciado também por testemunhas, uma delas disse aos policiais que quase foi atropelada também pela motocicleta.
Durante a fuga e a tentativa de abordagem, o motociclista realizou manobras perigosas, empinando a motocicleta, inclusive ao passar pelo Supermercado Arpini, ainda na contramão de direção, o condutor posteriormente identificado como Rian da Penha Rigoni, se deparou com um veículo VW Gol vindo na direção contrária, que devido à alta velocidade da motocicleta, e o fato de estar fugindo pela contramão, não conseguiu desviar, vindo a colidir na parte frontal do automóvel, e caindo em seguida ao lado da calçada. Na tentativa de desviar da motocicleta de Rian, o condutor do gol, colidiu seu automóvel com a viatura da PM, causando diversas avarias na região frontal, do lado esquerdo e lateral direita da viatura e diversas avarias na região frontal do Gol.
Ainda no local do ocorrido uma testemunha contou para os militares que presenciou quando Rian e outros motociclistas em alta velocidade e empinando as motocicletas na Avenida 14 de Setembro, bairro São Sebastião, em frente ao posto “ALE”, poucos minutos antes do ocorrido. Outra testemunha também relatou para a guarnição ter presenciado o indivíduo Rian em alta velocidade, realizando manobras perigosas e quase o atropelando, poucos minutos antes do ocorrido.
Ainda de acordo com a ocorrência da Polícia Militar, o mesmo motociclista se envolveu num acidente no dia 01 de janeiro de 2022, no bairro São Sebastião em Rio Bananal, onde resultou na morte de outro motociclista. no Bu ainda consta que, conforme Boletim Unificado nº 46717701, da ocasião do acidente, ocorrido em 2022, uma senhora e outras pessoas que não quiseram se identificar, disseram que o condutor Rian, e o condutor que faleceu no acidente, estavam praticando “corrida”, e passaram em alta velocidade antes do acidente ocorrer.
Com base no crime de direção perigosa, o fato da motocicleta estar sendo conduzida sem a placa de identificação e às manobras perigosas colocando em risco a vida de vários pedestres e as diversas tentativas de fuga, Rian foi detido após o fato, e encaminhado até o Hospital Rio Doce, em Linhares pela ambulância de Rio Bananal, onde recebeu atendimento médico e após liberado foi conduzido para a 16ª Delegacia Regional de da Polícia Militar de Linhares.
Devido a queda, o motociclista detido sofreu fratura no quinto dedo do pé direito, escoriações no ombro direito, pé esquerdo e perna direita.
O condutor do automóvel Gol foi socorrido por familiares e levado até o pronto atendimento de Rio Bananal, pois estava sentindo dores na cabeça. Um dos militares, devido ao acidente, estava com dores na nuca, causadas pelo impacto da colisão.
A motocicleta foi removida e encaminhada ao pátio credenciado do DETRAN, em Linhares, o veículo gol foi encaminhado pelo guincho de Rio Bananal até a casa de um amigo do condutor e a viatura foi guinchada e encaminhada ao 2º Pelotão de PM de Rio Bananal.
O espaço está aberto para a defesa (Advogado), do detido, caso queira se manifestar a respeito dos fatos registrados na ocorrência da Polícia Militar.