Desde o dia 11 de dezembro a Guarda Civil Municipal de Linhares (GCM) atua com reforço no patrulhamento ostensivo e preventivo com a Operação Natal 2023 nos principais corredores comerciais do centro da cidade e dos bairros, como Interlagos e Boa Vista, por exemplo.
Até o momento foram realizadas seis detenções. Em um dos casos, dois homens foram levados para a Delegacia Regional de Linhares após brigarem em via pública com o uso de facas. Uma mulher foi detida por roubo e os demais detidos possuíam mandado de prisão em aberto.
A operação conta com 45 agentes da GCM no policiamento preventivo, com patrulhamento a pé e motorizado que atuam em locais estratégicos, circulando em sete viaturas, duas motocicletas e andando pelas ruas, levando em conta o horário comercial estendido nessa época, e a maior circulação de pessoas no período de festas.
O secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva Mattos, contou quais foram as ações adotadas pela instituição para que as pessoas possam circular pelo município com tranquilidade para realizarem as tradicionais compras de Natal.
“A gente estendeu o horário do nosso efetivo nas ruas para que pudesse estar presente o possível, as pessoas durante as compras perceberem que as equipes da Guarda Municipal estão ficando pela manhã, tarde e noite em pontos estratégicos. E você consegue perceber as equipes posicionadas de forma a ficar estrategicamente observando e mantendo a prevenção da segurança durante as compras para que assim se evite qualquer tipo de transtorno como furtos que infelizmente acontecem nesse período do ano”, disse.
Caso as pessoas necessitem acionar a Guarda Municipal de Linhares pode-se procurar algum guarda que esteja na rua de serviço ou entrar em contato pelo número 153.
Monitoramento através de Câmeras
As ações preventivas também acontecem através do monitoramento por câmeras de segurança. A Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Linhares cobre vários locais da cidade com grande circulação de pessoas, como praças, e as ruas e avenidas mais movimentadas. Além das câmeras, o sistema também está ligado ao Cerco Inteligente, em parceria com o governo do Estado.