O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nesta quarta-feira (15/10), em parceria com o Instituto Salomão, uma importante etapa de formação para alunos da rede pública de ensino que foram beneficiados na segunda fase do programa CNH Social 2025.
Os estudantes participam da disciplina eletiva “Educação de Trânsito”, que oferece conteúdo teórico da formação de condutor dentro do currículo escolar. A aprovação na disciplina permite que os alunos aproveitem o curso teórico-técnico no processo da Primeira Habilitação, passando direto para a etapa de prova de legislação.
Atualmente, cerca de 700 alunos participam da disciplina em sete escolas dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória. O principal objetivo é formar jovens mais conscientes e responsáveis no trânsito, além de proporcionar que eles já concluam a parte teórica exigida para tirar a CNH.
📲 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
O governador Renato Casagrande destacou a importância social do programa.
“O CNH Social é um programa de largo alcance e que também contempla a educação para o trânsito com palestras, cursos e orientações. Agora, abrimos oportunidades aos estudantes do Ensino Médio, que poderão obter a habilitação de forma gratuita, assim que atingirem a idade necessária. Queremos motoristas responsáveis e reduzir as mortes no trânsito”, afirmou.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressaltou que 10% das vagas do programa foram reservadas para esses alunos, desde que comprovem bom desempenho escolar e atendam aos critérios do edital.
“Hoje estamos aqui recebendo cerca de 350 alunos que, por mérito próprio, alcançarão a sonhada Carteira Nacional de Habilitação. Isso representa inserção no mercado de trabalho e transformação na vida dessas famílias”, disse o diretor.
O evento contou também com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, que elogiou a iniciativa.
“É muito bom ver nossos jovens com brilho nos olhos. Em muitos casos é a primeira habilitação de uma família. Essa inclusão abre portas e gera oportunidades”, destacou.
O presidente do Instituto Salomão, Osmar Pereira Ramalho, também celebrou a parceria.
“Essa formação vai além de preparar para dirigir — forma cidadãos conscientes. A segurança no trânsito é responsabilidade de todos, e nosso maior compromisso é com a preservação da vida”, afirmou.
📢 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Etapa de formação
A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência educativa voltada à cidadania no trânsito, destacando o respeito às normas, o valor da vida e a importância de cumprir todas as etapas do processo de habilitação.
Durante o encontro, os alunos receberam orientações sobre o funcionamento do CNH Social, os prazos definidos pelo Detran|ES e os direitos e deveres no trânsito. Também foram ministradas palestras com profissionais da área, abordando temas como o impacto dos acidentes na saúde pública e comportamentos seguros nas vias.
Benefícios gratuitos oferecidos
Os alunos selecionados, assim como os demais beneficiários do CNH Social, realizam todo o processo de habilitação gratuitamente, com direito a:
-
Captura biométrica no Detran|ES;
-
Exames médicos e psicológicos em clínica credenciada;
-
20 aulas teóricas e práticas na autoescola;
-
Até três reprovações (prova teórica ou prática);
-
Duas aulas extras, em caso de reprovação na prova prática.
Em caso de falta, o candidato deverá arcar apenas com a taxa de remarcação da prova e as eventuais taxas cobradas pela autoescola.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.