Pelo nome dá localidade poderia existir qualquer outro problema, menos a falta de água, não é verdade? Ledo engano, Bebedouro é uma localidade de fica cerca de 9 quilômetros de distancia da sede do município de Linhares, ás margens da BR 101, onde a população convive com vários problemas, devido a falta de investimento do poder público na infraestrutura, saúde, educação, segurança, entre outros problemas.
Nos últimos meses um problema que tem sido recorrente é em relação a água para o consumo da população. Temos recebido em nossa redação, através de redes sociais e aplicativo de WhatsApp, vários vídeos que denunciam a coloração da água, este problema nos últimos dias tem sido amenizado, porém agora o problema é a constante falta de abastecimento de água. Na semana passada após chegar várias reclamações a reportagem do Norte Noticia foi recebido pelo diretor do SAAE, onde o mesmo explicou que a rede estava passando por manutenção e haveria a troca de um equipamento, mas a previsão era de que no dia (11/06), sábado o problema poderia está resolvido. Clik AQUI e veja a reportagem.
Mas infelizmente as reclamações da falta de água continuam desta vez acompanhada de mais dois problemas, que são preço elevado da conta de água e uma moradora de uma residência que fica na Avenida Benevenutto Zorzanelli, procurou nossa reportagem onde mostra dois vídeos em que ela flagrou o medidor (relógio), registrando o consumo de água, sendo que naquele exato momento estava faltando água na localidade. Veja os vídeos:
Nossa reportagem demandou o setor de comunicação da Prefeitura, visto que o SAAE é uma autarquia do município. Em nota a resposta foi para que os moradores que estão tendo problemas com o valor da conta de água e a moradora que flagrou o consumo sendo registrado, mesmo com a falta de água, procurem o SAAE ou liguem, para tentar resolver o problema. A nota ainda ressalta o valor que tem sido investido no sistema de abastecimento em Bebedouro, mas pelo visto, não tem sido suficiente ou tem sido empregado de maneira equivocada, pois os problemas não param.
No Centro de Linhares
Ainda na manhã desta quinta-feira, moradores enviaram um vídeo, para o Norte Notícia, onde mostra o desperdício de água em uma caixa do próprio SAAE, que se manifestou a respeito do assunto através de nota.
Veja nota completa do SAAE sobre as demandas de Bebedouro e Centro de Linhares.
NOTA
“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) informa que vêm realizando investimentos para melhorar o abastecimento de água no distrito de Bebedouro.
Entre as ações está a instalação de dois novos filtros rápidos e construído mais um reservatório de contato, além de investimentos no sistema elétrico da estação com a instalação de novos transformadores.
Neste momento o Saae realiza reparo na rede adutora de água bruta que foi rompida devido a uma escavação de terceiros, sem autorização, e a previsão é de que até o fim do dia os reparos estejam concluídos.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bebedouro atende uma população de aproximadamente 9 mil pessoas.
Nos últimos três anos, o Saae já investiu mais de R$ 3 milhões em ações para recuperação e melhorias de suas Estações de Tratamento de Água (ETAs), localizadas no bairro Colina e nos distritos do Farias, Povoação, Pontal do Ipiranga e Bebedouro.
Sobre a denúncia da moradora, que aponta suspeita de irregularidade em relógio residencial e sobre o valor de contas de água, as equipes do Saae estão à disposição ddos moradores de forma pesencial, na sede da autarquia, no bairro Colina, ou também pelo telefone 27 2103 1311.”
Sobre o Centro
“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto informa que o reservatório mostrado na reportagem está em processo de esvaziamento para a troca de uma válvula, que apresentou problemas.
Destaca que, o reservatório só é acionado em caso da falta de abastecimento de água na região do bairro Centro.
O esvaziamento do reservatório foi programado e não compromete o fornecimento de água para os usuários do Saae.
Os moradores podem acionar a autarquia pelo telefone 2103 1311.”