Há um ano o executivo disse que a execução do projeto havia sido concluída e a obra entregue ao Município, e que faltava apenas a conclusão do processo de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para início das atividades. Mas nossa reportagem constatou que tudo ficou apenas na promessa.
Sabe aquelas aberrações do poder público, onde fica explícito e notório que o dinheiro dos impostos pagos pelo povo está indo para o ralo? O Centro de Tratamento de Toxicômano, que fica localizado no bairro Planalto, em Linhares, é um grande exemplo disso. Acompanhe os fatos.
Em setembro de 2010 o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e o então governador Paulo Hartung, assinaram um convênio para a construção do Centro de Tratamento de Toxicômano. Naquele ano, o projeto estava em fase de licitação e as obras previstas para terem início ainda em 2010.
Depois de um ano e dois meses após firmado o convênio, a obra foi assinada no dia 11 de novembro de 2011 ainda na terceira gestão do então prefeito de Linhares, Guerino Zanon. Além do tempo para entrega, o que também chama atenção nessa obra é a assustadora quantidade de aditivos que ela já recebeu. A obra que custaria aos cofres públicos apenas R$ 1.219.486,77 (um milhão, duzentos e dezenove mil, quatrocentos e oitenta e seis reais e setenta e sete centavos) hoje já ultrapassou os R$ 10 milhões de reais. É como se desde a assinatura da ordem de serviço lá em novembro de 2011, até o momento, a obra consumisse mais de 1 milhão de reais por ano, sem ser entregue.
No dia 12 de maio de 2021 nossa reportagem constatou que o Centro de Tratamento de Toxicômano, não estava funcionando e procuramos respostas junto à Prefeitura através do setor de comunicação, que nos respondeu através de nota. Veja a nota enviada, na época pelo município:
“A Secretaria de Saúde de Linhares informa que a execução do projeto foi concluída e a obra entregue ao Município, e que está agora em processo de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para início das atividades”.
A nota acima foi enviada pelo setor de comunicação da prefeitura há praticamente um ano atrás.
Nossa reportagem atendendo a sugestão de pauta enviada por vários internautas retornou ao Centro de Tratamento de Toxicômano, na tarde desta quinta-feira (07/04), e constatou que no local nunca houve atendimento a nenhuma pessoa que necessita de tratamento.
No local nossa reportagem ainda teve a informação de que o prédio está passando por novas reformas, sem nunca ter funcionado, e existe de fato a confirmação de que o local não está funcionando.
Nós procuramos respostas junto ao município, através do setor de comunicação, para saber as seguintes informações:
“Gostaríamos da informação sobre qual o motivo do Centro de Tratamento de Toxicômano, que fica localizado no bairro Planalto, não ter sido entregue a população? Tem alguma previsão para entrega? Ainda gostaria das seguintes informações: qual o valor total gasto para a construção do prédio? E o valor das duas reformas?”
Em nota o município limitou-se em dizer apenas que o Centro será entregue ainda neste mês de abril. Veja nota:
“A secretaria municipal de Saúde informa que o Centro de Tratamento de Toxicômanos (CTT), localizado no bairro Planalto, está pronto, devidamente equipado e com os servidores contratados, que passarão por treinamentos nos próximos dias, e será entregue à população no prazo de 30 dias.”
O Norte Notícia continuará acompanhado o desenrolar da situação.