Após 288 casos de dengue serem confirmados no município, A Prefeitura de Linhares decretou estado de alerta contra a doença as localidades da cidade com mais notificações e casos confirmados são
*Araçá
*Aviso
*Interlagos,
*Novo Horizonte
*Shell
*Centro
*Bebedouro.
Neste ano já são 1.039 casos que foram notificados. O resultado dos últimos levantamentos indicou os depósitos de uso doméstico (vasos de planta, bebedouros de animais, pingadeiras, reservatórios de água) e recipientes descartáveis, como principais criadouros para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em relação ao último levantamento, o município manteve sua classificação de risco médio, definida como estado de alerta.
A prefeitura fez um levantamento e o mesmo revelou que a predominância de focos do mosquito está nas casas, não em terrenos baldios. Por isso, o responsável técnico pelo controle de vetores, Geremilson Gomes, informou que equipes de agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde têm orientado moradores sobre a importância de eliminar oscriadouros do Aedes aegypti de suas residências.
Para eliminar as fêmeas do mosquito e auxiliar na interrupção da ocorrência das doenças transmitidas pelo mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde faz a aplicação de fumacê.Mas o uso do produto não pode ser indiscriminado. “Não adianta jogar mais inseticida e nem inúmeras vezes. É preciso fazer o uso equilibrado. As pessoas ficam felizes quando percebem o fumacê passando todo o dia, porém, se isso passa a acontecer indiscriminadamente, acaba selecionando os mosquitos que sobrevivem ao fumacê. Na próxima epidemia, não vai adiantar usá-lo em momento algum, porque uma população maior de mosquitos serão resistentes ao inseticida”, ressaltou Geremilson.
Diante destas explicações, a Secretaria de Saúde informa que apenas os bairros com índice de infestação mais elevados e com maior transmissão da doença, receberão aplicação de fumacê, conforme programação:
Programação do carro fumacê começou dia 28,confira: