A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou um alerta de chuvas intensas e descargas atmosféricas (raios) para Linhares, válido até sexta-feira (7) às 00h59. A maior atenção está sobre para a região litorânea de Linhares, que compreende Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga. Na manhã desta quinta-feira (6) Linhares registrou um acumulado de 17mm em apenas 1 hora.
Por este motivo, equipes da Defesa Civil Municipal encontram-se em esquema especial de plantão 24 horas, e têm vistoriado as áreas de risco que podem apresentar pontos de alagamento, deslizamento de barreiras, escorregamento de terra, entre outros.
Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones (27) 98115 0511 (Plantão 24 horas) e 3372 1829 (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Linhares) ou o 193, do Corpo de Bombeiros Militar.
O atendimento da Defesa Civil é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.
Ainda não existe nenhum alerta meteorológico em relação ao nível do rio Doce, que mantém a sua cota normal, sem alterações para alerta (3,30 metros) ou inundação (3,45 metros).
Em períodos de chuvas intensas, a população deve ficar atenta às dicas de segurança:
Antes
Evite jogar lixo nos bueiros (boca-de-lobo), para não obstruir o escoamento da água;
Evite construir sobre barrancos que possam deslizar, colocando sua casa em risco;
Evite construir embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa.
Durante
Se o nível da água estiver subindo, leve sua família para um lugar seguro;
Evite deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas de córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contraírem graves doenças, como hepatite ou leptospirose.
Depois
Evite usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico ou curto-circuito;
Verifique a água que for beber: se ela foi contaminada pela inundação, há sérios riscos à saúde.
Cuidado também com os alimentos: os que foram atingidos pela água podem estar contaminados;
Em caso de febre, vômitos, diarreia, dores de cabeça ou no corpo ou qualquer outro sintoma de doença, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
Sobre descargas atmosféricas (raios): o que fazer?
Não fique debaixo de árvores;
Evite campos abertos;
Tome cuidado com redes elétricas.







