Criminosos orquestraram uma série de ataques a ônibus em Vitória nesta terça-feira (11/10). A ação seria uma represália pela morte de um suspeito em um confronto entre policiais militares e criminosos armados na noite de segunda-feira (10/10).
De acordo com a polícia, o homem, identificado como Jhonatan Cândito, seria segurança do traficante Fernando Moraes Ferreira Pimenta, conhecido como ‘Marujo’, responsável pelo comando do tráfico de drogas em várias regiões da Grande Vitória.
Suspeito morto era segurança de traficante, segundo polícia
Uma troca de tiros entre criminosos e policiais militares no bairro Bonfim, na noite de segunda-feira (110), terminou com a morte de Jhonatan Cândito, de 26 anos. De acordo com a polícia, ele seria segurança do traficante Fernando Moraes Ferreira Pimenta, conhecido como ‘Marujo’, responsável pelo comando do tráfico de drogas em várias regiões da Grande Vitória.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o suspeito morto no confronto com a PM já esteve preso outras por tráfico de drogas e outros crimes.
Como foi o confronto
De acordo com a Polícia Militar, policiais receberam uma denúncia anônima informando que ‘Marujo’ estaria escondido na escadaria Alexandre Rodrigues. Quando chegaram ao bairro, policiais foram recebidos a tiros. Depois de seguirem com as incursões em busca do traficante, eles se depararam com suspeitos armados e houve uma troca de tiros.
Jhonatan Cândido ficou ferido e foi socorrido e levado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue), em Vitória, mas não resistiu aos ferimentos. Policiais militares disseram que ele estava armado e atirou contra os militares.
Foram apreendidos uma pistola calibre 9 milímetros, dois carregadores de pistola e munição calibre 12 e 9 milímetros.
Ônibus alvejado em Consolação
Por volta de 10h30 de terça-feira, um ônibus do Sistema Transcol foi atingido por pelo menos 30 tiros, no bairro Consolação. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Polícia Militar, suspeitos armados retiraram o motorista e passageiros do coletivo e atiraram contra o ônibus.
No final da manhã de terça, um carro de uma equipe de reportagem da TV Tribuna, emissora afiliada do SBT, foi atingido por tiros e incendiado no Bairro da Penha. Ninguém ficou ferido no incêndio.
No momento do ataque, profissionais de imprensa estavam no bairro acompanhando os desdobramentos do confronto da noite anterior, com o ataque ao primeiro ônibus no bairro Consolação, que fica na mesma região.
No início da tarde de terça, dois ônibus do Sistema Transcol foram incendiados nos bairros Consolação e Santo Antônio. Ainda não há informações sobre feridos.
Linhas de ônibus são suspensas
Oito linhas de ônibus do Sistema Transcol foram suspensas e outras duas tiveram mudanças no itinerário.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES) afirmou que as linhas 211, 224, 212, 213, 010, 051, 052 e 123 estão suspensas. Já as linhas 518 e 535, estão passando pelo Centro de Vitória.
São ônibus que passam pelos bairros ou próximos às regiões de Consolação, Santo Antônio e Vila Rubim, onde aconteceram os ataques durante a manhã e à tarde.
Em nota, a Ceturb informou que “assim que a situação voltar ao normal, os itinerários voltarão a ser cumpridos”.
Mais três ônibus são incendiados
No começo da noite de terça, outros três ônibus foram incendiados. Dois coletivos passavam pelo Centro de Vitória e pelo bairro Enseada do Suá. Um deles foi incendiado na Rua Dukla de Aguiar, que dá acesso à Terceira Ponte.
Com esses ataques chegou a seis o número de coletivos atacados em Vitória. Cinco foram incendiados.
Ataques a ônibus em Vitória
Bonfim (alvejado)
Consolação (incendiado)
Santo Antônio (incendiado)
Parque Moscoso (incendiado)
Enseada do Suá (incendiado)
Rua Dukla de Aguiar (incendiado).
* Por Álvaro Guaresqui, g1 ES