Na tarde desta quarta-feira (27/09), em coletiva de imprensa, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo confirmou a circulação da variante Éris da Covid-19 no estado. A variante foi identificada em três amostras de pacientes da Grande Vitória, que não viajaram para nenhuma área considerada de alto risco para a doença.
A variedade Éris, a EG.5 é uma subvariante da Ômicron e foi registrada em ao menos 51 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Embora seja altamente contagiosa, especialistas dizem que a mutação não demonstrou sinais de grande risco para a maior parte da população.
Segundo o subsecretário de estado de vigilância em saúde, Orlei Cardoso, o estado vive uma condição estável em relação a Covid-19, porém há um crescimento no número de casos positivos. Cardoso pontuou que os números não representam um crescimento exacerbado, mas é um sinal de alerta pois o estado está com baixa cobertura vacinal, principalmente da vacina bivalente.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas foi constatado um aumento considerável de casos de Covid-19 notificados e confirmados no estado (tanto por testes rápidos como por RT-PCR). O número de mortes e de internações permanece estável.
Segundo o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), foram registrados este ano 120 mortes pela doença. A média de idade das vítimas é 75 anos.
Os dados também apontam que 35% das pessoas que morreram pela doença estavam com esquema vacinal incompleto ou sem nenhuma dose Panorama da vacinação no ES
Com relação à vacinação no Estado, o número de pessoas que receberam a vacina monovalente é maior que o daqueles que receberam a bivalente.Ambas agem do mesmo modo no organismo com o objetivo de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2.
É importante lembrar que a vacina bivalente foi produzida para combater a variante ômicron. Segundo Orlei, “ela também serve para a variante Éris”, pontuou.
No Espírito Santo, até agora, 598.159 pessoas foram imunizadas com a bivalente. Vacinados com a primeira dose (D1) ou dose única (DU), são 3.621411.