Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos pelo Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo, primeiro concurso promovido pelo Governo do Estado que contempla as categorias de cafés arábica e conilon. O concurso também reconhece as práticas sustentáveis na produção.
As 20 amostras finalistas de conilon e arábica, que totalizam 40 diferentes cafés, foram inseridas na Mostra Anual de Cafés Especiais do Espírito Santo, que acontece no mesmo dia da premiação. O objetivo é promover uma rodada de negócios entre cafeicultores e compradores.
A solenidade para entrega do prêmio aconteceu na última quarta-feira (2) no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante, com transmissão pelo canal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no YouTube.
A premiação de R$ 110 mil foi destinada aos 1º, 2º e 3º lugares das categorias Conilon e Arábica. A premiação também contemplou o quesito sustentabilidade na produção de cafés especiais com o total de R$ 20 mil divididos entre cafeicultores que conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares em ambas categorias.
Veja os vencedores em cada categoria do prêmio:
Categoria Conilon:
Luiz Claudio de Souza – Muqui – nota 86.4
Aurio Barbosa Quadra – Alegre – nota 84.83
Antônio Cesar Landi – Jerônimo Monteiro – nota 83.5
Categoria Arábica
Wiliam Dalvi Sartori – Castelo – nota 87.96
José Antônio Debona Romão – Castelo – nota 87.86
Valdeir Mauro se Paula – Brejetuba – nota 87.84
Categoria Sustentabilidade Conilon
Luiz Claudio de Souza – Muqui
Aurio Barbosa Quadra – Alegre
Leandro Barbosa Quadro – Alegre
Categoria sustentabilidade Arábica
Elzio Sartori – Castelo
José Alexandre de Abreu Lacerda – Dores do Rio Preto
Estevão Denizar de Abreu – Marechal Floriano.
Fonte – G1/ES