Linhares, no litoral Norte do Espírito Santo, a 131 quilômetros de Vitória, terá voos da companhia Azul. A data do voo depende do processo de homologação do aeroporto da cidade pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Caso a pista seja liberada ainda neste ano, a Azul informou que poderá começar a operar em Linhares. Os destinos dos voos ainda não foram definidos, mas a cidade de São Paulo está nos planos da companhia.
Nos voos de Linhares, e na grande maioria dos mercados, a Azul vai usar as aeronaves modelo ATR 72-600 (foto acima), que têm capacidade para até 70 passageiros. O Aeroporto de Linhares tem condições de receber voos desta aeronave, mas faltam equipamentos para pousos e decolagens. A projeção da companhia para 2018 já contempla a adição de oito a dez novos destinos, representando menos de 5% do crescimento da capacidade para esse ano.
“A chegada de voos em uma cidade chama a atenção de comerciantes e empresários da região, desperta o interesse de quem planeja uma viagem de férias ou a trabalho e, por consequência, fomenta e desenvolve a economia local. Com essa visão, a Azul planeja expandir suas operações para até 35 novas cidades nos próximos anos, em diversas regiões do Brasil, além de destinos internacionais”, diz comunicado da Azul.
As outras cidades que deverão receber voos da Azul são Santa Cruz de la Sierra, Caruaru, Mossoró, Serra Talhada, Guarapuava, Toledo, Umuarama e Pato Branco. (veja lista completa abaixo). Com mais voos, a tendência é de mais passagens aéreas baratas nestes destinos.
“A Azul é a única companhia aérea do país com foco no desenvolvimento e crescimento do mercado de aviação em todas as regiões do Brasil, levando serviço a lugares que não têm serviço aéreo”, diz Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.
Confira algumas das novas cidades para onde a Azul tem a intenção de atuar:
Destino UF
Caruaru PE
Mossoró RN
Guarapuava PR
Toledo PR
Umuarama PR
Serra Talhada PE
Pato Branco PR
Santos SP
Franca SP
Macaé RJ
Sobral CE
Sant’Ana do Livramento /Rivera RS
Araguaína TO
Linhares ES
Paranaguá PR
Teófilo Otoni MG
Bagé RS
Barretos SP
Catalão GO
Itaituba PA
Tangará da Serra MT
Balsas MA
Guanambi BA
Caçador SC
Ponta Porã MS
fonte – folha Vitoria