Após ficar fechado, sábado, domingo e segunda, o comércio lojista de Linhares reabre suas portas nesta terça-feira (23/06), Isto após mais um decreto da Prefeitura.
De acordo com a Prefeitura a medida decorre da expansão da transmissão do novo coronavírus no município, bem como do aumento de atendimentos na rede de saúde, principalmente em leitos de UTI, e de casos da doença.
Com o novo decreto, o comércio ficará fechado todas às segundas-feiras e funcionará apenas de terça-feira a sexta-feira, no horário das 10 ás 16 horas, independente do segmento. Com isto, não haverá mais o rodízio dos segmentos em dias pares ou ímpares. O comércio permanece fechado aos sábados e domingos, inclusive com a proibição da modalidade delivery.
Para todos os segmentos do comércio, de terça a sexta-feira, não é aplicada a limitação horária de funcionamento para entregas de produtos na modalidade delivery (entrega no domicílio do cliente), ficando proibida a retirada de produtos pelo cliente no estabelecimento, ainda que na área externa do estabelecimento, fora do horário de funcionamento precitado.
Fica proibido o consumo presencial em lojas de conveniência Os serviços considerados essenciais, como farmácias, por exemplo, funcionarão em horário normal, de segunda-feira á sábado.
Os restaurantes; lanchonetes; pizzarias; sorveterias, açaiterias, também ficarão fechados aos sábados e domingos, mas será permitida o atendimento por delivery com a entrega da mercadoria na casa do cliente, ficando proibida a retirada no próprio estabelecimento.
A Prefeitura acredita que com o novo decreto determina restrições maiores para circulação de pessoas e funcionamento de serviços em todo o Município. O descumprimento das medidas estabelecidas no Decreto 661/2020, publicado neste sábado, poderá acarretar responsabilização administrativa, civil e penal dos infratores.
Serviço Público
O expediente na Administração Direta e Indireta do Município de Linhares será de terça à sexta-feira, excetuando-se os atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, como unidades de saúde e Hospital Geral de Linhares (HGL), e outras unidades administrativas consideradas essenciais ou que operem em regime de plantão, como a Central de Ambulâncias (156), Guarda Civil Municipal (153), e limpeza pública urbana.
Veja o Novo Decreto.