Começou a valer nesta segunda-feira (30/12), a redução de velocidade na região da Reserva Biológica de Sooretama, no trecho da BR 101.
De acordo com a Eco 101, a medida tem como foco reduzir colisões com animais.
A velocidade na região foi reduzida de 80km/h para 60km/h toda a sinalização no trecho foi alterada. O ponto da rodovia em questão está localizado entre os quilômetros 100 e 124, abrangendo também parte do município de Linhares.
Segundo a empresa, entre os animais ameaçados de extinção na região estão a onça-pintada, a anta, o mutum-preto, o guigó e o tatu-canastra. A medida busca proteger a fauna e também os motoristas, que podem se envolver em acidentes em tentativas bruscas de desvio ou em colisões de animais.
A analista de Sustentabilidade da Eco 101, Grazielli Pena, frisa que mesmo com a mudança de sinalização, é importante que os motoristas redobrem a atenção, principalmente no período entre a tarde e à noite, por ser o movimento do dia em que os animais mais cruzam a pista.
“Uma previsão para concluir o trabalho de troca da sinalização no quilometragem completa deve durar dois dias. A região é de extrema importância para a fauna e vimos nesse trabalho uma maneira de reduzir, com objetivo sempre em diminuir ocorrências com animais silvestres na região”, explica.
O Complexo Florestal de Sooretama é um agrupamento de unidades de conservação que reúne mais de 50 mil hectares entre a Reserva Biológica de Sooretama, a Reserva Natural da Vale e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Mutum Preto e Recanto das Antas.
A empresa destaca que, em caso de constatação de animal ferido na rodovia, basta acionar uma equipe especializada de resgate através do número 0800 77 01 101.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.
Concordo plenamente com a ação dos órgãos competentes em reduzirem a velocidade neste trecho da BR .
Será de grande conscientização e preservação da natureza .
Seria interessante também , os órgãos competentes como a ; polícia ambiental , biólogos etc ; fiscalizarem com mais proeza e repentinamente as matas de forma rotineira , impedindo os caçadores e exploradores de animais , da caça e tráfico ilegal de animais em extinção .