A polêmica envolvendo o medicamento “Cloroquina” continua. Agora são 11 os municípios capixabas que adotaram o protocolo da cloroquina, para tratar pacientes confirmados com a covid-19. O município mais recente a adotar o medicamento foi Colatina, que em anuncio feito nessa quinta-feira (25/06) disse que está finalizando o protocolo que será utilizado no município. Segundo a Secretaria de Saúde do Município, os médicos terão o remédio disponível para prescrição, sendo uma decisão tomada pelo acompanhamento clínico e, os pacientes poderão optar ou não por usar a medicação. Como não existem estudos contundentes sobre a eficácia dessa medicação, os pacientes que aceitarem o uso da cloroquina terão que assinar um termo de consentimento e risco.
O Município de Colatina era o 6º município no ranking da covid-19 nos municípios capixabas. Esse posto agora é ocupado pelo município de Linhares. Nesta semana o prefeito de Linhares disse que avalia a implantação de mais medicamentos disponíveis para tratamento no município, mas que por enquanto fará um diálogo com médicos do município antes de tomar qualquer decisão.
Os 11 municípios capixabas que até o momento adotaram o uso da cloroquina são: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Itapemirim, Iúna, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes em entrevista coletiva no último sábado (20/06) afirmou que o Estado do Espírito Santo não recomenda, mas também não proíbe uso da cloroquina nos municípios, desde que haja a prescrição médica e que o paciente autorize o uso, além do acompanhamento do paciente durante o período em que estiver usando a medicação.