Uma tarde de quinta-feira (02/10) bastante agitada marcou a cidade de Linhares, após o anúncio do fechamento da maternidade do Hospital Rio Doce, a partir desta sexta-feira (03/10).
O Norte Notícia demandou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Conselho Municipal de Saúde e também o Hospital Rio Doce. Estado e Conselho se manifestaram, e o hospital enviou nota oficial, além de publicar nas redes sociais um vídeo em que um de seus diretores afirmou que a Prefeitura de Linhares deve R$ 12 milhões à instituição.
📲 Siga o Norte Notícia no Instagram: @nortenoticiaes e acompanhe em tempo real as principais informações sobre a nossa região.
Nota do Hospital Rio Doce na íntegra
**“O Hospital Rio Doce informa que a suspensão dos atendimentos da maternidade se deve à falta de médicos plantonistas, consequência direta da grave crise financeira que a instituição enfrenta atualmente.
Desde o início do ano, temos comunicado de forma transparente aos órgãos competentes, incluindo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), sobre a realidade crítica da nossa situação financeira, que hoje inviabiliza o pleno funcionamento da maternidade. Ao longo desse período, foram feitas diversas tentativas de diálogo, com solicitações para revisão e mudança do perfil contratual com a SESA, sem que houvesse retorno efetivo.
O repasse previsto no contrato vigente é insuficiente para garantir a manutenção adequada dos serviços, o que levou à escassez de profissionais para compor as escalas médicas da maternidade, comprometendo a continuidade do atendimento.
Reiteramos que todos os órgãos competentes foram oficialmente notificados sobre a necessidade de paralisação motivada pela impossibilidade de manter a equipe médica necessária para os atendimentos com segurança e qualidade.
O Hospital Rio Doce lamenta profundamente os transtornos causados à população e reforça seu compromisso com a saúde da região. Seguimos empenhados em buscar soluções junto às autoridades, garantindo o cuidado digno e responsável que sempre pautou nossa atuação.”**
Vídeo do diretor
Um dos diretores do Hospital Rio Doce também gravou um vídeo de esclarecimento, publicado nas redes sociais da instituição, no qual reforça as dificuldades financeiras e afirma que a Prefeitura de Linhares deve R$ 12 milhões ao hospital.