O Canal do Rio Pequeno em Linhares foi aberto na tarde dessa quarta-feira (22/08). De acordo com a Fundação Renova foi feita a abertura das ensecaderias, após o encerramento de parte de obras da empresa contratada para fazer as intervenções pedidas pela justiça e Ministério Publico. Os trabalhos foram iniciados no dia 11 do mês de junho.
Enesecadeiras são estruturas provisórias que foram instaladas no canal do Rio Pequeno com o Rio Doce para facilitar obras no local. Os produtores rurais da região pediam a abertura do canal por temerem novos alagamentos em caso de cheia da Lagoa Juparanã.
Veja Nota da Fundação Renova
A Fundação Renova informa que nesta quarta-feira (21) abriu as ensecadeiras, após o término da sondagem realizada pela projetista Themag. Os trabalhos foram iniciados no dia 11 de junho, quando ensecadeiras foram instaladas no canal entre o rio Pequeno e o rio Doce. As ensecadeiras são estruturas provisórias que facilitam a execução de obras a seco no interior do canal, em áreas que estão submersas.
Todas as intervenções foram realizadas em acordo com a AECOM, auditoria interveniente do Ministério Público do Estado do Espirito Santo.