Com o objetivo de ampliar as informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dialogar com a sociedade sobre os direitos da pessoa autista, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove nesta terça-feira, 02, a 1ª mobilização sobre o autismo.
“Ações como essa são muito importantes para mobilização e sensibilização da sociedade em relação ao autismo que é um transtorno do neurodesenvolvimento. Atualmente a cada 36 crianças uma é diagnosticada com autismo, então, a informação é fundamental para que a pessoa autista tenha acesso aos acompanhamentos e direitos necessários para o seu desenvolvimento. Temos certeza que será uma ação de grande impacto para a socialização do autismo”, explica Milla Pião Moreira Vieira – Gerente do SUAS .
O encontro será das 08 às 11h, em frente a farmácia Indiana, na rua de baixo do Mercado Municipal, e contará com o apoio e participação da Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil) e Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Linhares (Amali). A ação acontece no Dia Mundial e Nacional de Conscientização sobre o Autismo.
Durante a mobilização será feita uma panfletagem nos comércios e ruas próximas a farmácia, e atendimentos orientativos com assistentes sociais, cadastro único e instituições que promovem o assessoramento à pessoa com deficiência, entre elas, o autismo.
A PREFEITURA TEM QUE PREPARAR OS SEUS PROFESSORES PARA LIDAR COM AS CRIANÇAS QUE TEM ESSE TRANSTORNO.
NOS CEINS O TRATAMENTO À ESSAS CRIANÇAS É PESSIMO, PROFISSIONAIS NÃO PREPARADOS.