O Governo do Espírito Santo colocou em prática um plano de contingência elaborado de forma preventiva para monitorar atividades de integrantes de facções criminosas, após a Operação Contenção, realizada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro.
O plano, criado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foi apresentado nesta quinta-feira (30) pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, que também é coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
👉 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
O objetivo da ação é criar um fluxo de informações de inteligência entre agências federais e estaduais, a fim de identificar possíveis fugas de criminosos para o Espírito Santo — tanto de membros de facções do Rio de Janeiro quanto de indivíduos capixabas escondidos em território fluminense que possam tentar retornar.
“Estamos desde o ocorrido avaliando a repercussão e se é necessária alguma retenção. As nossas agências de inteligência estão integradas, tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal. Estamos acompanhando as divisas com a Polícia Rodoviária Federal. É bom destacar que, na verdade, as lideranças criminosas daqui estão migrando para o Rio de Janeiro, pois sabem que aqui são grandes as chances de serem presas. E já adianto: se tentarem voltar, serão alcançadas”, afirmou o governador Renato Casagrande.
👉 Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Segundo o governo, não há indícios de migração de criminosos para o Espírito Santo após a operação realizada nessa terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha. As estradas que fazem divisa com o Rio de Janeiro — em municípios como Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Guaçuí — estão com monitoramento reforçado e apoio da Polícia Rodoviária Federal.
O vice-governador Ricardo Ferraço afirmou que o Estado está totalmente preparado para qualquer movimentação criminosa.
“Nosso plano de contingência já está em operação, tático e estratégico. A estrutura de segurança pública do Espírito Santo está pronta. Bandidos fogem do nosso Estado porque sabem que aqui nossas polícias irão alcançá-los e prendê-los”, destacou Ferraço.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, reforçou que o Espírito Santo é considerado território hostil para criminosos.
“Aqui, os bandidos não se criam. Temos exemplos recentes de líderes de facções que voltaram do Rio e foram presos rapidamente. Caso ocorra qualquer tentativa de fuga para cá, estaremos preparados”, garantiu Damasceno.
Com integração, tecnologia e resposta rápida, o Governo do Estado reforça que o Espírito Santo segue firme na prevenção e combate ao crime organizado, mostrando um modelo de segurança pública que tem produzido resultados concretos para a população capixaba.
Ouça audio do Governador Rento Casagrande clicando abaixo

NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.







