A interdição total da ponte sobre o Rio São Mateus, no quilômetro 64 da BR-101, no Norte do Espírito Santo, foi adiada e agora acontecerá entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025, sempre das 8h30 às 11h30. O bloqueio é necessário para a realização das últimas etapas da obra de reforço estrutural, que envolve a elevação total da estrutura para substituição dos apoios.
Inicialmente, as interdições estavam previstas para ocorrer de 11 a 15 de agosto, em horários alternados. No entanto, após conversas entre a Ecovias 101 e a Prefeitura de São Mateus, optou-se pelo adiamento de uma semana para reduzir os impactos no trânsito da região.
Durante o período de fechamento, não haverá sistema Pare e Siga — o tráfego será interrompido completamente nos horários informados. Segundo o engenheiro da Ecovias 101, Matheus Ferreira, a complexidade da operação e o uso de equipamentos de alta precisão exigem boa visibilidade, o que impede a execução no período noturno.
Rotas alternativas
Motoristas que não puderem esperar a reabertura diária da ponte podem utilizar caminhos alternativos:
-
São Mateus → Bahia
Sair da BR-101 no bairro Posto Esso, seguir pela BR-381 até Nova Venécia e acessar a ES-130 em direção a Boa Esperança. Em seguida, entrar na ES-315, passando por Santa Maria e Dilô Barbosa, até retornar à BR-101 no bairro Litorâneo, em São Mateus. -
Boa Esperança → Pinheiros → BR-101
Continuar pela ES-130 até Pinheiros, seguir pela ES-313, passando por Itauninhas, São Geraldo e Nova Lima, chegando à BR-101 em Sayonara (Conceição da Barra). -
Destinos do Extremo Norte e Minas Gerais
Para Montanha, Mucurici, Ponto Belo e cidades mineiras como Nanuque, seguir até Pinheiros e continuar pela ES-130.
Nos dois sentidos, o trajeto pode ser invertido conforme o destino do motorista.
Equipes estarão no local para orientar os condutores, e a programação poderá sofrer alterações em caso de mau tempo. Para apoio, usuários podem acionar o telefone/WhatsApp 0800 770 1101.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais: