A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu temporariamente os testes do sistema de controle de velocidade média em rodovias federais concedidas. A medida foi anunciada pela agência na sexta-feira (18/09) e envolve novas análises técnicas, além de ajustes relacionados à sinalização e à comunicação com os usuários.
No Espírito Santo, a discussão sobre esse tipo de tecnologia ganhou atenção dos motoristas que circulam pela BR-101, especialmente na região de Sooretama e Linhares.
Antes do projeto-piloto autorizado pela ANTT, a Ecovias Capixaba já havia realizado, em maio, uma ação educativa de medição de velocidade média no trecho entre os quilômetros 102 e 125 da BR-101. A iniciativa tinha caráter de conscientização e buscava mostrar aos motoristas a importância de manter a velocidade adequada durante todo o percurso.
Em setembro, a ANTT autorizou oficialmente um projeto-piloto de controle de velocidade média em trechos da BR-101/ES. A decisão previa segmentos entre os quilômetros 102,740 e 118,500, nos dois sentidos da rodovia, em caráter provisório e experimental.
Nos Siga no Instagram – @nortenoticiaes
Como funciona a velocidade média
Diferentemente dos radares tradicionais, que verificam a velocidade do veículo em um determinado ponto, o sistema de velocidade média considera o tempo utilizado pelo motorista para percorrer uma distância entre dois pontos de monitoramento.
A partir da distância e do tempo de deslocamento, é calculada a velocidade média do veículo no trecho.
A proposta é avaliar se o motorista mantém uma velocidade compatível com o limite permitido durante todo o percurso, e não apenas reduz a velocidade ao se aproximar de um ponto de fiscalização.
Durante a fase experimental, não houve aplicação de multas
A ANTT esclareceu que nenhum motorista foi autuado, multado ou penalizado com base no sistema de velocidade média.
A agência também informou que os atos que autorizaram os testes determinaram expressamente que os dados coletados durante o experimento não poderiam ser utilizados para aplicação de penalidades aos usuários.
Entre em nosso Canal de WhatsApp e receba as notícias em primeira mão: https://whatsapp.com/channel/0029Vak9LDF6RGJFMdcGEf3S
Por que os testes foram suspensos?
Segundo a ANTT, a suspensão temporária foi adotada para permitir novos ajustes técnicos, procedimentais e operacionais no projeto.
Entre os pontos que serão analisados estão a sinalização existente nos trechos monitorados e a forma de comunicação das informações aos motoristas.
A agência informou que, após a conclusão das análises e dos aprimoramentos, serão divulgados os próximos passos do projeto. Até o momento, não há uma nova data definida para a retomada dos testes.
A suspensão, portanto, não significa o encerramento definitivo da proposta. A ANTT informou que a iniciativa será novamente avaliada após a realização dos ajustes necessários.
No Espírito Santo, a Ecovias Capixaba foi procurada para comentar especificamente a suspensão e os próximos procedimentos relacionados ao monitoramento na BR-101, mas não havia se manifestado até a publicação desta matéria.
Espaço aberto

