Circula na internet e em nossos aplicativos de mensagens, a informação falsa de que há pendências na baixa do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de campanha das Eleições Municipais de 2024.
Candidatos e candidatas a cargos eletivas informaram ter recebido um e-mail informando que o pagamento não foi identificado para o processo de baixa da empresa. A mensagem é acompanhada de um link parapagamento que também é falso.
PORQUE É BOATO?
De acordo com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), todos os candidatos e partidos políticos, em todas as esferas, são obrigados a se inscrever no CNPJ. Após a apresentação do registro de candidatura à Justiça Eleitoral, a RFB atribuirá, automaticamente, um número de CNPJ ao candidato.
Os números de inscrição no CNPJ para as campanhas das Eleições 2024 foram cancelados automaticamente pela Receita Federal no dia 31 de dezembro de 2024, conforme previsto no calendário eleitoral e no artigo 7º da Instrução Normativa Conjunta RFB/TSE nº 2001, de 29 de dezembro de 2020.
CUIDADO COM GOLPES
A Justiça Eleitoral recomenda a quem recebe esse tipo de mensagem que não abra anexos e links, nem faça qualquer pagamento.
Os conteúdos falsos podem ser denunciados pelo Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
ANÚNCIO
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.