O trabalho artístico dos adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) já pode ser conferido, ontem, terça-feira (0810), no Espaço Cultural do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). As obras da mostra “Redesenhando Caminhos”, que foram produzidas pelos socioeducandos nas unidades de internação, vão ficar expostas até o dia 31 de outubro.
O projeto tem como objetivo incentivar o talento e a criação de novas habilidades nos adolescentes nas unidades de internação, bem como resgatar a autoestima e inseri-los em atividades que proporcionem acesso à cultura e melhorias na qualidade de vida durante o cumprimento da medida socioeducativa.
Além do TJES, os quadros vão ficar expostos na Defensoria Pública (DPES) e no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), neste mesmo período. Ao todo, mais de 200 quadros compõem a exposição que, com uma diversidade de pinturas, retratam a história, a vivência e a percepção dos adolescentes sobre a realidade. No acervo, também está a edição especial de releitura às obras do artista brasileiro Romero Brito, produzida pelos adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte (Uninorte), em Linhares.
Os quadros foram confeccionadas em oficinas e aulas de pintura, orientadas pela equipe técnica, professores e voluntários nas unidades de internação. Estas atividades estão presentes na jornada pedagógica das unidades e ajudam a despertar os talentos antes desconhecidos, até mesmo pelos próprios adolescentes.
O acesso à cultura faz parte do processo da socioeducação e auxilia na transformação dos socioeducandos, como contou o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento. “A exposição é uma oportunidade de apresentar à sociedade capixaba um pouco do trabalho desenvolvido com os adolescentes nas unidades de internação do Iases”, disse.