A matança na BR-101 continua: mais animais silvestres atropelados em Sooretama
Norte Notícia
Na sexta-feira, 15 de agosto de 2025, um tamanduá e um cachorro-do-mato foram atropelados e morreram no trecho da BR-101 que corta a Reserva Biológica de Sooretama, no Espírito Santo. Este episódio tragicamente se soma à alarmante conjuntura ambiental enfrentada na rodovia.
Mortes nos últimos anos
Pesquisadores estimam que até 90 animais são atropelados por dia em um trecho de cerca de 12 km da rodovia, o que corresponde a quase 33 mil mortes por ano, de acordo com informações do estado capixaba.com. Outras fontes apontam que, no trecho que atravessa o complexo florestal Linhares-Sooretama, os atropelamentos podem chegar a mais de 20 mil animais ao ano, atingindo 165 espécies diferentes, as informações são do O Instituto Últimos Refúgios é uma Organização da Sociedade Civil (OSC)
O que a concessionária diz que está fazendo
A concessionária Ecovias 101 (Eco101), responsável por mais de 478 km da BR-101 entre o Espírito Santo e a Bahia, afirma desenvolver 40 programas ambientais, dos quais 22 no trecho Norte (onde está Sooretama). Em 2025, sua equipe resgatou 38 animais (27 aves, 8 mamíferos e 3 répteis), encaminhando-os a centros especializados como o CereAIS, em Aracruz
Como medida para reduzir atropelamentos, foram instaladas 9 passagens aéreas de fauna, entre os quilômetros 102 e 117, conectando copas de árvores para permitir a travessia segura de espécies arbóreas como macacos e preguiças. Ainda de acordo com a com a cessionário, também foram colocadas placas educativas (cerca de 10 no trecho dentro da reserva) alertando sobre a presença de espécies ameaçadas. A concessionária informa ainda que outras medidas estão sob análise, como instalação de cercas direcionadoras, passagens subterrâneas de fauna e monitoramento eletrônico
Críticas e apelos da sociedade civil e órgãos públicos
ONGs e especialistas destacam que esses esforços ainda são insuficientes. Em 2023, houve ações de conscientização envolvendo a Eco101, ICMBio, PRF e reserva, distribuindo orientações a motoristas e alertando sobre a travessia de animais.
Em reuniões, o Instituto Últimos Refúgios, com apoio da UFES e Ministério Público Federal, apresentou 10 medidas emergenciais, incluindo redução da velocidade a 60 km/h, instalação de radares inteligentes, desobstrução de drenagens como passagem de fauna, cercas direcionadoras, remoção de árvores frutíferas exóticas e campanhas educativas. Essas propostas seguem aguardando implementação mais ampla.
A situação na BR-101, considerada uma verdadeira “rodovia da morte” da fauna, preocupa pela intensidade dos atropelamentos e pela ameaça crescente às espécies protegidas e ao equilíbrio ecológico da região.
O NN abre o espaço para perguntas, dúvidas e defesa (advogados), de pessoas que tiverem seus nomes citados em matérias, e queira se manifestar, através dos canais:
* WhatsApp: (27) 9 9527-2726
* E-mail: nortenoticia01@gmail.com
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.