A Polícia Federal deflagrou nessa quinta-feira (5), a Operação Lastro Zero, em São Mateus. O intuito da ação é desarticular uma possível organização criminosa voltada à prática de crimes contra o sistema financeiro nacional, principalmente a respeito da captação irregular de recursos de terceiros, por meio de falsas promessas de rendimentos elevados, sem qualquer autorização das autoridades competentes.
Ao todo, foram feitos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. Durante o cumprimento das decisões judiciais, um dos alvos acabou preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.
📲 Nos siga no Instagram – @nortenoticiaes
“A investigação teve início após o relato de uma vítima que, acreditando estar investindo em um empreendimento financeiro de alta rentabilidade, entregou um imóvel como forma de representação de capital. Posteriormente, constatou-se que o bem havia sido vendido pelos investigados do preço vil, gerando significativo prejuízo patrimonial”, detalha em nota a Polícia Federal.
Ao analisar os elementos, foi constatado que o dinheiro dado pelas vítimas eram desviados por contas bancárias de uso pessoal dos investigados, sem qualquer aplicação real. Além disso, parte expressiva desses recursos era direcionada a sites de apostas e utilizada na compra de criptoativos, buscando ocultar a origem ilícita do dinheiro.
Os suspeitos responderão por crimes contra o sistema financeiro nacional (Leinº7.492/1986), Estelionato (Art.171 do Código Penal), Lavagem de Dinheiro (Lei nº9613/1998) e Posse irregular de arma de fogo (Art 12 da Lei nº10.826/2003). As penas combinadas podem juntar mais de 20 anos de prisão, além de multas.








