Dados do Ministério da Saúde divulgados hoje (25) apontam que o Brasil registrou 229.064 casos de dengue apenas nas 11 primeiras semanas deste ano. O número significa um aumento de 264% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 62,9 mil casos.
A incidência da dengue no país até 16 e março é de 109,9 casos por 100 mil habitantes. As mortes provocadas pela doença acusaram aumento de 67%, passando de 37 para 62 – a maioria no estado de São Paulo, com 31 óbitos, informou o ministério. O número representa 50% do total de todo o país.
Apesar do aumento expressivo no número de casos, a situação ainda não é classificada pelo governo federal como epidemia. O último cenário de epidemia identificado no país, em 2016, segundo o Ministério da Saúde, teve 857.344 casos da doença entre janeiro e março.
“É preciso intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti [mosquito transmissor da doença] para que o número de casos de dengue não continue avançando no país”, destacou o ministério.
Estados
Alguns estados têm situação mais preocupante, com incidência maior que 100 casos por 100 mil habitantes: Tocantins (602,9 casos/100 mil habitantes), Acre (422,8 casos/100 mil habitantes), Mato Grosso do Sul (368,1 casos/100 mil habitantes), Goiás (355,4 casos/100 mil habitantes), Minas Gerais (261,2 casos/100 mil habitantes), Espírito Santo (222,5 casos/100 mil habitantes) e Distrito Federal (116,5 casos/100 mil habitantes).
Linhares
A Superintendência de Vigilância em Saúde da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Saúde, alerta os moradores de Linhares para o risco de dengue já no começo deste ano. Segundo dados do último Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LI), o município já conta com 224 casos notificados e 97 casos confirmados da doença. A incidência está em 132,5 por cem mil habitantes, representando “sinal amarelo”, risco médio de transmissão para dengue. Os bairros campeões de notificações e confirmações de casos são: Bebedouro, Shell, Novo Horizonte/Exposição e Interlagos.
Em 2018 foram 3.348 casos notificados, 1.220 casos confirmados e um óbito. “Fechamos o ano com sinal verde, risco baixo e já passamos pro risco médio. O município de Linhares está em estado de alerta contra a dengue. As ações contra o mosquito já foram intensificadas, nossos agentes estão na rua e trabalhando até nos finais de semana para reforçar o combate”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Dóris Schimidt Corona.
Doris convocou ainda a população. “Estamos efetuando nosso trabalho, mas sem ajuda das pessoas se torna impossível esta luta. Apenas 10 minutos por semana, verificando sua casa, limpando os quintais é o suficiente para reduzir estes números. As pessoas saem de férias e muitas vezes esquecem que o mosquito não tira férias. Não dá para brincar com esta doença. A dengue mata”, reforçou a superintendente.
Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta de início súbito, dores pelo corpo, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, perda de apetite, podendo surgir manchas pelo corpo, vômitos e diarreia. Os pacientes devem sempre buscar atendimento médico nas 33 unidades básicas de saúde do Município, além dos hospitais. São pacientes de maior risco as crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes.
A Prefeitura de Linhares elaborou um checklist de verificação para a população ajudar a combater o mosquito. Ele pode servir de apoio nas atividades que contribuem para a eliminação dos criadouros. Confira:
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d?água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.
– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.
Fonte – Agencia Brasil/Norte Noticia