O número de casos em decorrência da dengue em Linhares tem diminuído, principalmente no segundo semestre. Mas, com a estação mais quente do ano se aproximando, o alerta reacende, visto que as larvas do mosquito Aedes Aegypti se reproduzem com mais facilidade em temperaturas elevadas. Uma das maneiras de prevenir a infecção é manter a vacinação em dia.
Em Linhares, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para se imunizar, é preciso levar a carteira de vacinação, junto com um documento, seja o CPF ou cartão do SUS.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são milhares de doses à espera de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que já iniciaram o ciclo vacinal. É necessário esperar, ao menos, três meses entre uma dose e outra da QDenga.
A procura da vacina contra a dengue, porém, está baixa nos postos de saúde, segundo atendentes que trabalham nas unidades. A situação tem preocupado a prefeitura, que reforçou a importância da segunda dose da imunização para a doença.
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses mostram que, neste ano, o Espírito Santo contabilizou 152,8 mil casos prováveis de dengue, além de 40 mortes confirmadas e sete em investigação.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
-
WhatsApp: (27) 9 9527-2726
-
E-mail: [email protected]