Eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições 2024, realizado em 6 de outubro, têm até quinta-feira (05/11) para justificar a ausência. A justificativa pode ser feita de forma presencial ou virtual, de acordo com as opções disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.
De acordo com André Santos Zanon, chefe da 25ª Zona Eleitoral em Linhares, 2.267 eleitores não compareceram às urnas e precisam regularizar a ausência até quinta-feira, 5 de dezembro.
O prazo para justificar a ausência também vale para quem estava no seu domicílio eleitoral e, por algum motivo justo, deixou de votar. Nas duas situações, é preciso anexar documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento.
Também é possível apresentar a justificativa de ausência em qualquer cartório eleitoral de forma presencial ou enviá-la pelo correio para o cartório responsável pela inscrição eleitoral. O formulário de justificativa pós-eleição encontra-se no site do TSE https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/justificativa-eleitoral .
O Cartório Eleitoral de Linhares fica na avenida Aracruz, no bairro Colina.
Se a justificativa não for aceita ou for apresentada fora do prazo, a eleitora ou o eleitor deverá pagar multa no valor de R$ 3,51. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para quitação das multas é obtida no Autoatendimento Eleitoral (opção Débito Eleitoral) e pode ser paga por Pix ou cartão de crédito.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
-
WhatsApp: (27) 9 9527-2726
-
E-mail: [email protected]