Vários Estudantes especiais da rede municipal de ensino estão com dificuldade em frequentar aulas, devido à falta de monitores.
Cansada de esperar por uma solução definitiva, a mãe de um aluno, que não quis ser identifica disse que seu filho de 3 anos de idade, começou a frequenta a escola deste o início das aulas, dia 5 de fevereiro deste anos, e até nesta sexta-feira (22/02), ainda não havia nem um monitor escolar para acompanhar seu filho.
A artesã, Karen Barbosa Santana 24 anos, não quis gravar entrevista, mas disse para nossa reportagem que sua filha de 2 anos de idade, e pelo menos, mais quatro colegas estão tendo que sair mais sedo do CEIM, devido a falta do profissional na escola.
Outra mãe que também não quis ser identificada, reclamou que seu filho de 4 anos, ficou até ontem (21/02),sem monitor e somente nesta quinta-feira, é que o profissional chegou na escola.
Nossa reportagem demandou ao setor de comunicação da prefeitura a respeito do problema, e apesarar de vários depoimentos dos pais de alunos, afirmando a ausência dos monitores na sala de aula, através de nota a Prefeitura afirma que os profissionais estão atuando desde o primeiro dia do ano letivo. Veja nota na integra.
NOTA
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) informa que o número de alunos hoje assistidos por monitor escolar chega a 750, porém, varia todos os dias, em decorrência de novas matrículas que a rede pública recebe e, também, pela saída de estudantes por motivos diversos. Todos os monitores/estagiários que atuam com crianças da educação especial, que já faziam parte do quadro de funcionários em 2018, estão trabalhando desde o primeiro dia de aula.
No início do ano letivo, as escolas enviaram à Seme o número de novos alunos que precisam de monitor e a relação dos profissionais em que o contrato está próximo de vencer e, ainda, alguns abandonaram seus postos de trabalho. Desde a semana passada, a Secretaria de Administração tem encaminhado os profissionais para atender as demandas. São cerca de 100 pedidos, mas a Secretaria de Educação reforça que não há alunos sem atendimento.
A Secretaria de Administração, no envio dos monitores/estagiários, estão priorizando estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Educação Física para desempenharem a função de estagiários. Somente em último caso, quando não há profissional com essas habilitações na comunidade (mais comum no interior), são contratados estagiários do Ensino Médio. Não tem menor aprendiz trabalhando com esse público alvo.
Reforçando ainda, que os estagiários que atuam com crianças da educação especial, dos cursos acima relacionados, normalmente estão cursando a partir do 3º período, e, nesta etapa acadêmica, o estudante já domina os conhecimentos mínimos para o acompanhamento das crianças com necessidades especiais, possuindo assim qualificação suficiente para atuar na educação especial. Mesmo assim, a Prefeitura de Linhares, tem realizado formação específica para todos os monitores educacionais e estagiários relacionados à Educação Especial.