O Espírito Santo fechou o mês de setembro com o menor número de homicídios da série histórica para o período desde 1996. Foram registradas 55 mortes violentas nos últimos 30 dias, o que representa 20 assassinatos a menos do que no mesmo período de 2023. No acumulado do ano, o Estado já registra uma queda de 12,1% nos índices de homicídios.
Todas as regiões do Espírito Santo apresentaram redução nos índices de crimes letais, com destaque para as áreas Metropolitana e Norte, que somaram uma diminuição de 61 assassinatos em 2024. As regiões Sul, Noroeste e Serrana também mostraram decréscimo nos números de homicídios.
O governador Renato Casagrande celebrou a diminuição, mas destacou a necessidade de continuar investindo na segurança pública: “Sempre digo que enquanto uma vida estiver sendo perdida não podemos comemorar. Só que precisamos valorizar o trabalho que vem sendo feito na segurança pública, em especial, das nossas forças de segurança. É preciso lembrar ainda os investimentos feitos ao longo dos últimos anos. Foi o menor número de casos em 28 anos para um mês de setembro, mas no ano temos uma redução de 12% em relação a 2023. Além disso, registramos queda nos homicídios em todas as regiões do Estado. Isso mostra que estamos no caminho certo”.
Álvaro Duboc, secretário de Estado da Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, destacou a importância da continuidade das ações: “O desafio da segurança pública é uma constante, por isso é fundamental termos uma política pública bem estruturada e com diretrizes claras. O Espírito Santo tem esse grande diferencial: o programa Estado Presente em Defesa da Vida, cujas ações são monitoradas de perto pelo próprio governador e que soma as intervenções policiais com as entregas no campo da proteção social, sobretudo dos grupos mais vulneráveis, como os jovens e as mulheres. Este conjunto compõe uma política de segurança que é modelo para o País e que claramente apresenta resultados reais e mais segurança para os capixabas”.
Leonardo Damasceno, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, ressaltou o papel das forças policiais e os investimentos do governo em inteligência e tecnologia: “Desde 2019, o governador vem investindo forte na Segurança Pública, com a retomada do programa Estado Presente em Defesa da Vida, e o resultado disso vemos nos dados, com anos seguidos de reduções de violência e bons resultados. Não temos nada a comemorar, mas devemos deixar registrado que o Espírito Santo caminha para um patamar muito bom entre as federações. Só agradecer ao trabalho diário dos nossos policiais e todo o apoio do Governo nesse planejamento”.
Os números mostram que as estratégias implementadas pelo governo do Espírito Santo, aliadas ao trabalho das forças de segurança, têm trazido resultados positivos e contribuído para a redução dos índices de violência no Estado.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]