A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) emitiu, nesta quinta-feira (19/09), um alerta à população sobre uma série de golpes em que criminosos se passam por deputados estaduais ou seus assessores. Segundo a nota oficial, o objetivo é enganar cidadãos e obter acesso a dados pessoais.
O presidente da Ales, Marcelo Santos, destacou a urgência da situação: “Se receberem qualquer mensagem pedindo códigos ou dinheiro, não respondam! Denunciem imediatamente e nos ajudem a combater esses criminosos.” Boletins de ocorrência estão sendo registrados para que as autoridades possam investigar as fraudes.
O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) também se manifestou, alertando sobre um golpe em que um falso assessor convida pessoas para eventos, solicitando confirmação através de um link. “Não confirmem, é golpe! Nós já acionamos a Polícia Civil para identificar esses golpistas”, afirmou.
O procurador-geral da Ales, Giuliano Nader, reforçou que os convites oficiais são feitos apenas pelo Cerimonial da Casa ou pelos gabinetes dos parlamentares, e que em nenhuma hipótese são solicitados códigos de confirmação. Ele orientou que qualquer contato suspeito deve ser imediatamente reportado às autoridades.
As autoridades pedem à população que permaneça atenta e denuncie tentativas de fraude para ajudar a combater essas ações criminosas.
Nota à Imprensa
“A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) vem a público para alertar sobre uma série de tentativas de golpes envolvendo o nome de diversos deputados estaduais desta Casa, inclusive seu Presidente. Criminosos estão se passando por parlamentares ou seus assessores com o intuito de enganar terceiros e aplicar fraudes.
Informamos que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas pela administração da Assembleia para coibir essas ações criminosas. Boletins de ocorrência estão sendo devidamente registrados para que as autoridades competentes possam investigar e tomar as providências necessárias.
Reforçamos a importância de que qualquer pessoa que seja contatada por esses indivíduos entre em contato imediatamente com as autoridades policiais e registre a devida ocorrência. É fundamental que todos estejam atentos e não forneçam informações pessoais ou financeiras a desconhecidos.
Contamos com a colaboração de todos para que possamos combater essa prática ilícita e proteger a integridade dos cidadãos e dos parlamentares.”
Marcelo Santos
Presidente da Ales
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]