Nesta quarta-feira (11/09), a Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu a equipe LEDS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) do campus Serra, composta por alunos que criaram o aplicativo Breast Cancer Detection. O projeto, que visa a detecção precoce do câncer de mama por meio de inteligência artificial, conquistou o primeiro lugar na competição “Desafio APP” da Escola Avançada de Tecnologia (EAT) em São Paulo, em julho deste ano.
Como prêmio, a equipe ganhou uma imersão tecnológica de uma semana no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, agradeceu a dedicação dos alunos e parabenizou a iniciativa. “Me enxergo muito numa geração que desafia as coisas e pensar em saúde é um grande desafio. Vocês procurarem um diagnóstico para um item que é caro à saúde, como o câncer, é muito bom. Parabenizo a todos vocês”, afirmou Duarte.
O aplicativo Breast Cancer Detection, desenvolvido sob a coordenação do professor Fidelis Zanetti de Castro, utiliza inteligência artificial para identificar áreas suspeitas em imagens de biópsia do tecido mamário. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam cerca de 900 novos casos de câncer de mama por ano no Estado.
Durante a reunião, o professor Lodovico Faria, representando o reitor do Ifes, ressaltou a importância de integrar o projeto a um ambiente real de prática. “Estamos muito interessados em vincular um ambiente real, laboratorial, de um hospital especializado em câncer para validar a solução”, destacou.
O secretário Miguel Duarte apresentou aos alunos o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e sugeriu uma parceria para a viabilização do projeto. “Queremos aproximá-los do ICEPi, nossa incubadora tecnológica. Precisamos incentivá-los a continuar no caminho da pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, disse Duarte.
A reunião contou também com a presença da subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Sanches; e dos coordenadores Rafael Duarte e Tainan Coelho, do projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS) do ICEPi.
Confira a matéria anterior sobre o projeto: clique aqui.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]