Na Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), um projeto inovador de moda e costura tem dado uma nova finalidade a materiais que seriam descartados no meio ambiente. Nos últimos dois meses, a unidade prisional reaproveitou meia tonelada de lonas plásticas para a confecção de bolsas ecológicas, resultando na produção de 407 peças artesanais.
O diretor da unidade, Gabriel Fitaroni, explicou que a iniciativa faz parte do Programa de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus) e busca capacitar os internos com habilidades em moda e costura. “Oferecemos condições para que a população custodiada tenha um ofício que possibilite a criação de renda quando estiver fora do cárcere. Na oficina de costura, eles participam de todo o processo criativo e prático, desde a concepção das peças até a produção final”, destacou Fitaroni.
As lonas utilizadas na produção das bolsas foram coletadas pela Associação Gold, em parceria com diversas empresas, e entregues à penitenciária. Esses materiais, que incluem banners, cartazes e resíduos de papel de parede, ganharam nova vida através do Projeto Fazendo Arte, em vez de serem descartados como lixo.
As bolsas ecológicas produzidas são doadas para instituições como casas de acolhimento, abrigos e lares, além de serem utilizadas em eventos governamentais. O projeto não só capacita os detentos, mas também promove a discussão sobre sustentabilidade e reaproveitamento de recursos dentro do ambiente prisional.
O NN abre o espaço para perguntas e dúvidas através dos canais:
- WhatsApp: (27) 9 9527-2726
- E-mail: [email protected]
Acesse o nosso canal e fique por dentro de tudo que acontece no norte do Espírito Santo! Clique aqui.