O HPV é um vírus comum e geralmente adquirido por via sexual, sem o uso de preservativos durante as relações sexuais. A boa notícia é que ela pode ser evitada por meio de vacinas. Em Linhares, todas as Unidades Básicas de Saúde, dos bairros e interior do município, oferecem o imunizante. Podem receber a vacina meninos e meninas de 9 a 14 anos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 16h.
A vacinação na infância e adolescência busca desenvolver a imunidade antes do início da vida sexual. Além da vacina, o uso do preservativo nas relações sexuais é outra importante forma de prevenção do HPV. A vacinação contra o HPV é oferecida no SUS para meninos e meninas.
É importante destacar que a vacina não trata as infecções causadas pelo vírus e que, nos casos em que a doença já foi detectada, é necessário buscar tratamento específico para cada caso com orientação médica adequada. Mesmo que o esquema vacinal esteja completo, o uso do preservativo não deve ser estimulado.
O câncer de colo do útero é causado pela infecção genital do vírus HPV e pode ser identificado através do exame preventivo, também conhecido como papanicolau. É importante que as mulheres façam este exame periodicamente para que, em caso positivo para alterações celulares, elas possam receber o tratamento adequado.
As mulheres moradoras de Linhares podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para realizarem os exames preventivos, caso seja detectado alguma alteração, elas são encaminhadas para a Casa Rosa, onde irão prosseguir com acompanhamento e receberão os atendimentos específicos relacionados à saúde feminina, que são realizados por uma equipe multidisciplinar especializada.
HPV
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo de útero constitui-se no terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), um vírus que infecta a pele ou mucosas genital, oral ou anal. Este tipo de infecção é muito frequente, não causando na maioria das vezes nenhuma doença, contudo, em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.