Evidenciando a transparência e eficiência da gestão da Prefeitura, Linhares foi destaque nacional. No ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que destaca os municípios brasileiros com melhor funcionamento da máquina pública, a cidade ocupa o 22º lugar no Brasil e é um dos oito municípios capixabas que constam no levantamento.
O ranking analisou os 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes e considerou indicadores como custo da função administrativa, custo da função legislativa, qualidade da informação contábil e fiscal, tempo para abertura de empresas, qualificação do servidor e transparência municipal.
Este estudo também levou em consideração a capacidade dos municípios em planejar, articular e executar iniciativas e políticas públicas que promovam o bem-estar social, atendam às necessidades da população e construam um ambiente de negócios favorável.
O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, comemorou o resultado do município no ranking e destacou que o resultado reflete a transparência e os esforços realizados para promover a eficiência da gestão.
“Esta colocação é fruto de um trabalho árduo, feito com transparência e muita responsabilidade, graças a todos os nossos servidores, que são qualificados e dia a dia buscam garantir esses índices. A eficiência da máquina pública reflete diretamente em mais qualidade de vida, cidadania e oportunidades para todos. A Prefeitura vem aplicando os recursos dos impostos dos cidadãos de forma adequada, para que eles sejam convertidos em benefícios para a própria população”, destacou o prefeito.
CLP
O CLP é uma organização suprapartidária, sediada em São Paulo, voltada ao engajamento e desenvolvimento de líderes públicos para enfrentamento dos desafios ao desenvolvimento do Brasil.
Existe há 15 anos e é financiado por algumas das maiores empresas do país, como Itaú, Gerdau, BTG Pactual, Votorantim e B3 (Bovespa). O ranking de Funcionamento da Máquina Pública é composto por cinco quesitos: Transparência Municipal, Qualificação do Servidor, Tempo para Abertura de Empresas, Custo da Função Administrativa e Qualidade da Informação Fiscal e Contábil.