Os casos de dengue continuam subindo em Linhares, de acordo com o setor de Endemias da Unidade de Vigilância em Zoonoses. Até o dia 30 de janeiro, a cidade já tinha 466 casos confirmados da doença, uma média de 15 casos por dia. No ano passado, 8 pessoas morreram em decorrência da dengue no município.
Essa tem sido uma preocupação em todo o país, que tem visto os registros aumentarem com enorme velocidade. O painel do Ministério da Saúde mostra que são mais de 240 mil casos, com 24 óbitos confirmados e outros 163 em investigação. A previsão é de que os casos aumentem nas próximas semanas, principalmente por conta de chuva e temperaturas elevadas, o que facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Vacina
O Brasil está nos primeiros passos de imunização pública contra a dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição do primeiro lote de vacinas aos municípios deve começar na semana que vem. Linhares ficou fora da primeira lista das 20 cidades capixabas contempladas com as doses da vacina.
Por enquanto, o imunizante está disponível apenas em clínicas particulares, com preços que variam de R$ 420 a R$ 450, aplicado em duas doses.
Enquanto a vacina contra a dengue não está amplamente disponível para toda população, o melhor caminho é a prevenção, ou seja, a melhor forma de prevenir a doença é controlando a proliferação do mosquito transmissor, evitando água parada, por exemplo, e também fazendo uso de repelentes.