O Espírito Santo tem 20 cidades contempladas no repasse de doses da vacina contra a dengue pelo Ministério da Saúde. Em todo o país, 521 municípios distribuídos em 16 Estados e o Distrito Federal vão receber o imunizante. A previsão é que as doses comecem a ser aplicadas a partir de fevereiro por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta primeira remessa, estão disponíveis 757 mil doses para o país.
De acordo com o Ministério da Saúde, as regiões de saúde selecionadas para receber as vacinas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.
Ainda, segundo a pasta, serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizados por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
DOSES DE VACINA
O lote dos imunizantes contra a dengue faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pelo laboratório fabricante da vacina. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além disso, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, o Ministério da Saúde já contratou 9 milhões de doses.
Os municípios capixabas selecionados são:
Vila Velha
Serra
Cariacica
Vitória
Guarapari
Afonso Cláudio
Viana
Laranja da Terra
Fundão
Itaguaçu
Santa Leopoldina
Domingos Martins
Santa Teresa
Venda Nova do Imigrante
Santa Maria de Jetibá
Ibatiba
Brejetuba
Marechal Floriano
Conceição do Castelo
Itarana