Mais de 1 milhão de reais, este é o valor que será devolvido pela Câmara Municipal de Linhares aos cofres públicos municipais. A economia é resultado de uma gestão econômica efetiva, focada em diminuição de gastos nos mais diversos setores da casa legislativa.
“Encontrei um quadro desafiador, devido ao novo cenário econômico da cidade. Começamos a desenvolver a gestão com foco em proporcionar mais eficiência e menor custo, ao mesmo tempo empreendemos ações para aproximar as pessoas do dia a dia do Legislativo Municipal. Adequações foram necessárias. Ao longo da gestão, promovemos vários ajustes para superar os desafios, ” afirmou o presidente da Casa, Ricardo Bonomo.
Segundo ele, o valor será aplicado nos serviços públicos municipais e beneficiará diretamente a população. “Esse é um dos nossos objetivos na Câmara: diminuir despesa e contribuir mais com a sociedade”, disse.
É a segunda vez que os vereadores dessa gestão devolvem dinheiro ao executivo. Em 2017, foram repassados quase meio milhão de reais. A verba destinada para a saúde do município foi consequência da economia efetuada pelo poder legislativo municipal durante todo o ano de 2017, como explicou Ricardinho. “Uma série de medidas importantes foram aplicadas permitindo esta economia, como a redução de gastos em várias áreas da CML”, afirmou.
Além da devolução, mais medidas que visam a economia na Casa começam a ser aplicadas em 2019. A Câmara Municipal de Linhares, diminuiu os valores das diárias dentro do Estado do Espírito Santo em 50% e os deslocamentos interestaduais em 30%. O protocolo nº 2524/18, delimita ainda o número de viagens por servidor. A iniciativa é do presidente da Casa legislativa e visa economizar ainda mais em 2019.
“É legítimo o pagamento de diárias aos servidores para deslocamentos a outras cidades/estados, desde que os mesmos sejam de interesse da Administração Pública e da coletividade. O que fizemos foi diminuir os valores pagos, assim como modificar o quantitativo por servidor. A medida irá gerar economia, aliada a continuidade dos trabalhos desenvolvidos”, disse o presidente.
Outra ação do legislativo foi o pagamento do abono salarial aos servidores efetivos da casa de leis. O projeto foi discutido e aprovado por todos vereadores, visando a valorização dos servidores da casa de leis.
Para finalizar, Ricardo ressalta os pilares de sua administração, como presidente reeleito para o biênio 2019/2020 da Câmara Municipal de Linhares. “Eficiência, transparência, economia e participação popular. É com estes pilares que norteamos as ações que temos desenvolvido até hoje na gestão da Casa e continuaremos até 2020, se Deus quiser”, finalizou.