Por volta das 16 horas desta terça-feira (10/10), durante patrulhamento tático motorizado, das equipes de Força Tática, foi recebido denúncias de que alguns indivíduos estavam realizando tráfico de entorpecentes no Conjunto Residencial Jocafe 1, atrás do Ceim.
Como o local indicado é conhecido pelo intenso tráfico de drogas, os militares desembarcaram e fizeram e foram em direção aos suspeitos a pé. Ao chegarem no local vários indivíduos ao perceberem a presença das equipes da Força Tática empreenderam fuga, momento em que um dos indivíduos, durante a perseguição adentrou em uma residência, e os militares conseguiram realizar a abordagem e os outros indivíduos tomaram destino ignorado, não sendo encontrados.
O elemento detido foi identificado como, Jhonatan dos Passos Souza, de 24 anos de idade, vulgo “Lajota”. Durante busca pessoal foi encontrado na cintura de Jonathan um revólver calibre 32, marca não identificada, municiado com 06 munições de mesmo calibre, o qual estava em um coldre com mais 03 munições, também calibre 32.
Após finalizar busca pessoal, os militares realizaram uma varredura no quintal da residência em que “Lajota” adentrou e duram as buscas foram encontrados uma submetralhadora semi industrializada, calibre 380, com um carregador alongado, municiado com 08 munições de mesmo calibre, ambos enrolados em uma camisa debaixo de uma madeira, o suspeito foi perguntado se havia mais algum material e ele indicou uma sacola que estava debaixo de um sofá, no quintal da residência, ao ser feita a averiguação, foi encontrado uma sacola e no dentro dela havia pedras de crack, buchas de maconha e papelotes de cocaína.
As buscas continuaram e em outro ponto, do outro lado da rua, também indicado pelo detido, foi encontrado, um rádio comunicador com base para carregamento (marca baofeng), e uma balaclava.
Diante do flagrante o elemento, junto com todo material apreendido foi conduzido para a 16ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Linhares.
Vale ressaltar que nos últimos dias, no local desta abordagem, houve confronto armado entre grupos rivais do Residencial Jocafe e bairro Santa Cruz.
Jhonatan estava em liberdade condicional, tendo obrigatoriedade de estar comparecendo à justiça todo mês, até final de 2025. Ele tem em sua ficha criminal passagem com condenação pelo crime de Tráfico de Drogas.
Com esta prisão e apreensões a Polícia pode ter evitado confronto entre grupos criminosos e mais homicídios.