A ansiedade e depressão são duas doenças que assolam o século XXI, De acordo com a OMS, a prevalência de depressão a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Referente à ansiedade, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas 9,3% da população.
Ansiedade e depressão são transtornos que possuem relação entre si. Mas que possuem causas, sintomas e tratamentos diferentes. Cada transtorno tem seus próprios aspectos, e que geralmente são opostos. Porém, uma única pessoa pode vir a ter os dois problemas.
Primeiro, é importante entender que ansiedade é um estado de alerta que o nosso corpo produz para nos preparar para ações, sendo esta a ansiedade saudável (e natural) ela não atrapalha aspectos do cotidiano. Já a ansiedade patológica pode prejudicar ações do dia a dia.
Enquanto a depressão é um estado de tristeza profunda, onde a pessoa não consegue sentir nenhum tipo de motivação ou alegria. Ambos têm sintomas comuns, como cansaço e angústia, no entanto, cada um tem sua própria dinâmica.
A ansiedade patológica é caracterizada por uma preocupação excessiva e persistente, acompanhada de sintomas como inquietação, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, dificuldade para dormir e sensação de estar constantemente em estado de alerta, medo. A ansiedade pode ser desencadeada por diversas fatores, e afeta diversas áreas da vida.
Já a depressão é um transtorno do humor que envolve uma sensação persistente de tristeza, desesperança e falta de interesse nas atividades cotidianas. Além disso, a depressão pode causar alterações no sono, apetite, energia, concentração e autoestima.
Embora a ansiedade e a depressão sejam condições distintas, é possível que uma pessoa tenha ambos os transtornos ao mesmo tempo, o que é conhecido como transtorno de ansiedade e depressão comórbidos.
O diagnóstico e o tratamento tanto da ansiedade quanto da depressão devem ser realizados por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles poderão fazer uma avaliação completa e oferecer orientação adequada de acordo com os sintomas apresentados.
O tratamento para ansiedade e depressão pode incluir terapia psicoterapêutica, medicamentos (quando necessário) e a implementação de estratégias de autocuidado, como exercícios físicos regulares, alimentação saudável e boas horas de sono.
Se você está enfrentando sintomas de ansiedade ou depressão, é fundamental buscar ajuda profissional para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento individualizado.
Se esse texto te ajudou, compartilhe para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo.
Daiane Amaral de Melo
Psicóloga CRP 16/6980.