A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite desta segunda-feira, (18/09), dois homens suspeitos por falsidade ideológica, estelionato e de aplicarem golpes contra o INSS.
Foi por volta das 20h, no km 69 da BR-101, município de São Mateus-ES, que policiais rodoviários federais em fiscalização de combate à criminalidade abordaram um automóvel VW SpaceFox. Durante a revista no interior do veículo, foram encontrados diversos documentos de diversas pessoas diferentes, no interior de duas mochilas, uma do condutor, um homem de 44 anos, e a outra do passageiro, um homem de 64.
Dentre os pertences, havia carteiras de trabalho, certidões de nascimento, títulos de eleitor, RG’s, CPF’s, CNH’s, carimbos e documentos diversos com a logomarca do INSS, espelhos de documentos em branco prontos para falsificação, além de documentos originais de terceiros, como certidões de casamento, CNH’s, contas de água e papéis da Previdência Social.
Durante entrevista realizada pelos federais, ambos disseram que iriam para o município de Teixeira de Freitas, na Bahia, mas, posteriormente, o passageiro confessou que na verdade iriam para Salvador-BA. Afirmou, ainda, que recebia 12% sobre o lucro dos golpes e que o restante era dividido entre o condutor e uma outra pessoa de São Paulo. O condutor acabou por confirmar tal relato e também confessou que já havia sido preso no ano de 1999 pela prática do mesmo crime e que também já havia forjado a troca de seu próprio nome.
Diante das evidências dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e fraude contra a Previdência Social, os indivíduos e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em São Mateus-ES para as providências do flagrante.