Continuam interditadas as rodovias ES-010 e ES-440 que ligam Regência à Vila do Riacho e à BR-101. O motivo da manifestação, segundo os moradores, são os problemas do distrito e a lista é bem extensa.
Na Unidade de Saúde de Regência, os pacientes se queixam pois só tem um médico e duas enfermeiras. De acordo com Geraldo da Silva, residente da Vila de Regência, nem sequer atendente tem no Posto de Saúde, agentes de saúde estão atendendo os pacientes de forma improvisada, sendo que o número anterior de profissionais para atender às demandas da população local era de 5 na unidade.
Há também problemas de saneamento básico, como a falta de uma rede de esgoto e de uma rede pluvial. Além disso, a população reivindica mais agilidade na pavimentação asfáltica da ES-010 e também o término do asfaltamento na ES-440, no trecho final.
“Não somos contra a ExpoLinhares, mas agora gastar milhões em festa e deixar o povo abandonado, não tem como aceitar isso. Se tem dinheiro para fazer festa, tem que ter também para atender pelo menos o básico para os moradores e Linhares tem dinheiro para fazer os dois”. Comentou Geraldo.
O NN entrou em contato com a Prefeitura de Linhares e com o DER-ES a respeito das reclamações dos moradores. Confira as notas abaixo:
Nota do DER-ES
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que está aguardando o relatório de desempenho da empresa contratada para as providências necessárias. Informa ainda que a contratação do projeto e obra da ES-440 vão passar por processo licitatório semana que vem.
Nota da Prefeitura
“A secretaria municipal de Saúde informa que mantém uma equipe de Estratégia de Saúde da Família completa para atender os moradores do distrito de Regência que é composta por médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.
O médico, que mora na localidade, atende na unidade de Saúde três vezes por semana e outros dois dias atende na Unidade de Saúde de Perobas, que faz parte do distrito. Os atendimentos estão alinhados à demanda populacional das duas localidades.
Já a secretaria de Obras e Serviços Urbanos informa que o projeto de esgotamento sanitário para o distrito de Regência está pronto, aprovado e será encaminhado para procedimento licitatório.
A Prefeitura destaca ainda que mantém projetos sociais no distrito, apoia a tradicional festa de Caboclo Bernardo, o tradicional encontro das bandas de congo e o Micafubica, e mantém várias atividades aos moradores por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).
A Prefeitura mantém diálogo permanente com a Associações de Moradores de Regência.”
Engraçado, poderia fazer isso no Carnaval, na festa de caboclo Bernardo, só fazem isso fora dessa época, hipocrisia.
Será que rola canjica de noite? aquela sopinha quentinha, aquele cafezim, se sim vou me inscrever.
Tome cuidado prefeitura, senão eles vão querer indenização por maus tratos
Esse povo é engraçado porque não fizeram manifestação também quando foi feito a festa de caboclo Bernardo como iria ser algo em prol deles não fizeram nada agora fazendo gracinha só observo