A EDP, responsável pela distribuição de energia elétrica no Espírito Santo, assinou um contrato que prevê a construção de uma usina fotovoltaica no município de São Mateus, região Norte do Estado. A felizarda que deve desfrutar da energia produzida pela usina será a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) pelos próximos 15 anos.
A informação foi confirmada pelo presidente da Companhia, Munir Abud, que marcou presença no encerramento do evento Sustentabilidade Capixaba, na quarta-feira (28/06).
Para a construção da usina será necessário um investimento de R$ 67 milhões. Com o projeto em funcionamento, 42% da energia consumida pelas unidades de baixa tensão da Cesan serão provenientes de uma fonte 100% limpa, propósito que, segundo o presidente da companhia, tem se tornado de suma importância para a estatal.
De acordo com Abud, a Cesan tem buscado fontes renováveis de energia com o intuito de alinhar-se com ideais e práticas de sustentabilidade e a energia solar encabeça essa lista de possibilidades.
“A energia solar tem sido uma das pautas que tem guiado a Cesan. Dito isso, nós fizemos uma licitação para contratação de uma empresa, cuja vencedora é a EDP, para construção de uma fábrica de energia solar para a companhia espírito-santense de saneamento”, disse.
Munir Abud afirmou também que a assinatura da ordem de serviço que dita o início das obras da usina acontece nesta quarta durante o encerramento do Sustentabilidade Capixaba, evento que acontece na Praça do Papa, em Vitória.
Ainda segundo Abud, após a assinatura da ordem, a previsão é que as obras da usina durem seis meses e que tudo seja entregue ainda neste ano. A expectativa é que sejam gerados cerca de 60 empregos em São Mateus.
A mudança no consumo energético da Cesan deve conferir à companhia uma economia de 15% de energia, o que se traduz em uma redução de gastos de R$ 1,8 milhão por ano.
ES deve abrir licitação para usina fotovoltaica
Também presente no evento, o governador do Estado, Renato Casagrande, falou sobre a construção da usina.
Além disso, Casagrande também adiantou que o governo do Estado está trabalhando para a abertura de uma licitação para construção de uma usina que atenda todo o território capixaba.
“Também o governo do Estado está se preparando para fazer essa licitação. Ricardo Ferraço está coordenando para nós para a gente poder contratar toda a energia do Governo do Estado através de energia de fonte renovável”, disse Casagrande.