Uma coroa alegórica que é símbolo da tradicional Escola de Samba Novo Império, de Vitória, foi roubada. Segundo os diretores da agremiação, a equipe se deu conta de que a estrutura, que pesa entre 150 e 200 kg e é feita de ferro e tecidos, não estava mais no terreno onde ficava guardada apenas no último dia 29 de maio. O sumiço ainda é um mistério.
A coroa, que normalmente abre os desfiles da escola, fica guardada próxima ao Sambão do Povo, local onde ocorrem os desfiles, no bairro Mário Cypestre, na Capital. Ao perceberem o roubo, por causa de um evento que iriam fazer, a agremiação divulgou um pedido de “procura-se” nas redes sociais, juntamente com a foto de como estava a estrutura desde o último desfile de fevereiro, solicitando ajuda de quem tivesse alguma informação sobre a coroa.
De acordo com o diretor financeiro da Novo Império, Carlos Roberto Oliveira, componentes da escola foram até o terreno no dia 29 de maio porque iriam utilizá-la em um mini desfile que será realizado em agosto deste ano. Quando chegaram no local, viram que a coroa não estava mais lá.
“Ela estava guardada lá desde quando acabou o carnaval, em fevereiro. Como ela é muito grande, nós cortamos ela no meio para ficar mais fácil pra guardar, e colocamos as duas partes dentro desse terreno perto do barracão no Sambão do Povo. Nós só demos falta dela no dia 29 de maio. Eu passei lá uma semana antes e a coroa ainda estava lá”, contou o diretor.
O diretor disse que são necessárias, no mínimo, quatro pessoas para conseguir levantar cada parte da coroa.
“A gente tentou carregar ela para o terreno e não conseguimos. Ela é muito pesada. Pra mim, ela foi levada em cima de algum caminhão”, disse Carlos Roberto.
A coroa é o símbolo da escola e, neste ano, foi usada na comissão-de-frente do desfile. Ela demorou mais de 30 dias para ficar totalmente pronta.
A escola, tradicional de Vitória e que existe desde 1956, ficou em sexto lugar na classificação do Grupo Especial do carnaval em 2023.
Os integrantes da agremiação acreditam que como o local tem câmeras de segurança instaladas, o momento do crime deve ter sido registrado. Ainda segundo o diretor financeiro, já foi feito o pedido de imagens de câmeras de segurança na região para a Prefeitura de Vitória.
Entramos em contato com a prefeitura. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informou que está acompanhando o caso e que as imagens estão sendo analisadas pela gerência de Inteligência da Guarda Municipal, que dará os devidos encaminhamentos legais.
Além disso, o presidente da escola, Vlamir dos Santos Oliveira, disse que deve fazer o Boletim de Ocorrência na polícia até sexta-feira (9). Enquanto isso, a escola postou nas redes sociais pedindo ajuda para conseguir encontrar o símbolo da escola.
“A coroa da Novo Império, ENORME, foi furtada do terreno onde ela estava guardada, próximo ao Sambão do Povo. Os únicos vestígios que sobraram foi do material queimado, que adereçava nosso símbolo. A diretoria da Novo Império já acionou a Prefeitura de Vitória, solicitando as imagens, na tentativa de identificar quem praticou este crime. Estamos em busca e qualquer notícia que você tiver, pode enviar uma mensagem privada. Toda ajuda é bem-vinda!”, colocou a escola em uma postagem.
“É o símbolo maior da nossa escola, quando se fala em Novo Império, logo se pensa na coroa. E justamente esse símbolo foi furtado”, explicou o presidente.
A Novo Império sempre traz a coroa em diferentes momentos do desfile. Seja no carro abre-alas ou na comissão-de-frente, ela aparece decorada das mais variadas formas.
“Todo ano a gente vem com a coroa, ela faz parte do nosso pavilhão, a coroa e dois leões ao lado. Por isso que ela é importante para nós. É o valor emocional, né?”, disse Carlos Roberto.