A noite do domingo (19/03), foi de verdadeiro caos na UPA infantil de Linhares, a demora no atendimento mais uma vez foi o motivo de protestos e reclamações por parte de pais de crianças que necessitavam de atendimento na unidade de saúde.
É a segunda vez, em apenas cinco dias, que a Polícia Militar precisou intervir na situação na UPA infantil.
A primeira foi no final da tarde da quarta-feira (15/03), quando pela demora no atendimento, pais de crianças que necessitavam ser atendidas tiveram que esperar por muitas horas para que seus filhos passassem por algum médico, até que a polícia foi acionada, por uma funcionária alegando que estava sendo desrespeitada por uma mãe de uma criança, que teve que esperar por horas para que a filha fosse atendida.
O fato se repetiu na noite deste domingo (19/03) quando a UPA estava lotada e quem necessitou de atendimento, teve que esperar por cerca de 12 horas. Em um vídeo enviado para o NN, há relatos de que, tinham pais com crianças para serem atendidas desde as 10 horas da manhã e já eram quase 22 horas e ainda não haviam sido atendidos.
Nervosos com a demora no atendimento, os pais revoltaram e cobraram agilidade para que os filhos fossem atendidos e mais uma vez a Polícia Militar teve que ser acionada e ir até a unidade de saúde.
O problema da demora no atendimento já vem se arrastando há algum tempo, e o município por sua vez, alega que nos últimos dias a demanda aumentou, mas não responde ao Norte Notícia o que o município tem feito para agilizar o atendimento aos pacientes devido o aumento na procura por atendimento na UPA.
Vereador nas redes sociais
Há cerca de 15 dias um vereador de Linhares fez uma postagem em sua rede social, em frente a UPA dizendo que está fiscalizando o atendimento e pedindo agilidade no atendimento para as crianças. No dia 2 março o vereador fez uma postagem, em suas redes sociais, dando a entender que devido a sua cobrança o município havia aumentado o número de médicos na UPA infantil, o Norte Notícia, na época demandou à Prefeitura perguntando se o município havia aumentado o número de médicos para atendimento na UPA, mas a prefeitura preferiu não responder. O fato é que o problema na UPA infantil existe e não foi resolvido.
Grupos de WhatsApp
Vários vídeos circulam em grupos de WhatsApp em Linhares, mostrando a situação que ocorreu na UPA na noite deste domingo (19/03). Após a repercussão desses vídeos, o vereador Roninho compartilhou novamente a sua publicação com o vídeo em frente a UPA, sem informar que o vídeo foi originalmente publicado no dia 2, fazendo com que algumas pessoas entendessem que o vídeo se referia ao fato mais recente, e que teria sido feito neste domingo (19/03).