O mês de fevereiro começou com muitas ocorrências atendidas das Guarda Civil Municipal de Linhares (GCM), que é uma das mais atuantes do Estado, apesar dos agentes sofrerem com a falta de estrutura, para desenvolverem suas atividades do dia a dia, que é de proteger o patrimônio público e a sociedade.
Uma das ações de destaque da GCM, nos primeiros dias deste mês de fevereiro, foi uma abordagem feita a um suspeito quando transitava às margens da Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz.
A guarnição percebeu quando o indivíduo, identificado como, Vandilson Passos da Cruz, 40 anos, começou a andar de forma mais rápida quando notou a aproximação da ROMU – 08. Usando de suas experiências os agentes Alves e Cavalcanti deram voz de abordagem ao suspeito e durante revista pessoal nada de ilícito foi encontrado com Vandilson, porém ao ser realizado consulta no sistema da justiça foi constatado que o elemento tinha um mandado de prisão em aberto. Diante do fato o homem foi colocado no compartimento de segurança da viatura e levado para a 16ª Delegacia da Polícia Civil de Linhares.
Outra ocorrência que chamou a atenção foi a de um furto ocorrido em uma propriedade rural, que fica na região de Barro Novo, interior de Linhares.
Os agentes da Guarda Civil Municipal realizavam Patrulhamento Rural, pelo local, quando foram abordados por um proprietário de uma fazenda, relatando que durante aquela madrugada havia ocorrido um furto em sua propriedade e se tratava de sete peças de queijos meia cura e ainda acrescentou que os suspeitos seriam seus vizinhos e que os mesmos prestavam serviço em sua fazenda.
De posse das informações os Guardas Civis foram até a residência indicada, acompanhado da vítima, onde eles encontraram um casal e começaram o diálogo e informaram para o homem e a mulher a respeito do ocorrido, o casal negou ter cometido o furto e o homem identificado como Cláudio Soares, fez várias ameaças de morte a vítima do furto na presença dos agentes. Mais uma vez usando de suas experiências foi realizada consulta no sistema da justiça, e não deu outra, havia contra Cláudio, um mandado de prisão, foi feita consulta também em nome da mulher, mas nada foi encontrado contra ela. A mulher franqueou a entrada dos guardas na residência do casal onde buscas foram realizadas, sendo que a própria esposa do suspeito encontrou dentro de uma caixa de papelão as peças dos queijos que haviam sido furtados, no momento em que o produto do furto foi encontrado, Cláudio informou que a sua esposa havia participado do furto. Diante dos fatos os casal foi levado para a Delegacia em Linhares.
Também durante patrulhamento dos agentes da GCM, Suave, Laudir e Bonicenha, na Avenida João Felipe Calmon, no Centro de Linhares, eles avistaram um indivíduo abaixo, próximo a um imóvel abandonado, e com algo em suas mãos, levantando suspeita foi feita abordagem ao indivíduo em suas mãos estava uma lata de tinta de cor verde e próximo onde estava o elemento estava pichado na parede o nome Ned, na cor verde, a mesma cor da tinta da lata que estava com o suspeito. Dentro de uma mochila que estava com o indivíduo, que é menor de idade, ainda foi encontrado um pincel e duas latas de spray, além de material escolar.
O adolescente de 17 anos de idade, diante dos fatos foi levado para a delegacia da Polícia Civil de Linhares.