A dança das cadeiras segue a todo vapor dentro da prefeitura de Linhares. Ontem noticiamos a convocação do vereador Roque Chile (PSDB), que deixa a câmara e o cargo para o qual foi eleito, para se tornar secretário municipal de Cultura e Turismo, abrindo espaço para que Pamela Maia (PSDB) ocupe sua cadeira até o ano que vem. Pamela Maia concorreu nas eleições municipais de 2020 para o cargo de vereadora, mas não conseguiu se eleger, ficando em segundo lugar dentro do partido. Entretanto, Pamela ganhou do ex-prefeito, Guerino Zanon, o cargo de ouvidora-geral do município de Linhares, função essa que ela deve abandonar agora para assumir a vaga deixada por Roque.
No final da tarde desta quinta-feira (19/01) o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, anunciou uma dança das cadeiras ainda maior do que a noticiada ontem. É que, além da convocação de Roque Chile para o cargo de secretário municipal de cultura e turismo, Bruno fez sua primeira mudança do alto escalão, mantendo os nomes colocados pelo ex-prefeito Guerino, trocando apenas as peças de seus lugares e incluindo outras figuras de carreira.
As mudanças:
Márcio Pimentel Machado assume a Procuradoria-Geral do Município (PGM), na saúde Sônia Dalmolim assume a titularidade da secretaria que era de Saulo Meirelles. Saulo passa a ser o secretário municipal de Administração. Também foi anunciado o nome de Jobis Buffon como novo secretário de Modernização, o ex-vereador Estéfano Silote assume a secretaria de Chefia de Gabinete e Flávia Barbosa Rodrigues assume a secretaria municipal de Meio Ambiente.
Além da convocação do vereador Roque Chile para a pasta da Cultura e Turismo, duas coisas chamam atenção nesse momento. Primeiro, havia uma grande expectativa por parte dos professores, profissionais e entidades de classe ligadas à área da educação, pelo anúncio de mudanças na SEME (Secretaria de Educação), o que não ocorreu. Vale ressaltar ainda que o desgaste na educação é antigo, e a convocação da secretária de educação, Maria Olímpia, para prestar esclarecimentos na câmara de vereadores foi aprovada no final de 2022 e deve ocorrer assim que as atividades na câmara retornarem. Essa será a segunda vez que a secretária deverá enfrentar os vereadores numa verdadeira sabatina de esclarecimentos. O segundo ponto é a estranheza na nomeação do ex-vereador Estéfano Silote, que quando esteve na Câmara de Linhares era um desafeto antigo do ex-prefeito Guerino e seu grupo, no qual o atual prefeito Bruno está. Estefáno assume uma das secretarias tidas como mais importantes dentro da administração pública, a chefia de gabinete é um cargo que seu ocupante tem que ser um nome da mais alta confiança do chefe do executivo.
Ao anunciar os nomes, o prefeito enfatizou ter o privilégio e o orgulho de contar com uma equipe empenhada em prestar o melhor serviço público à população, que terão a missão de ajudá-lo a executar as metas do plano de governo, e, principalmente, de aproximar a gestão das comunidades.
Os nomes estão divulgados no site da prefeitura, que informa que os novos secretários devem assumir as suas funções entre os meses de janeiro e fevereiro.