A polêmica obra da passarela do bairro São José, que foi entregue, nas comemorações do aniversario de Linhares, no mês de agosto continua dando polêmica.
A obra foi idealizada e iniciada na época do ex-prefeito Guerino Zanon, desde então a construção já era questionada pelos moradores.
Na manhã desta quarta-feira, feriado de 7 de setembro os moradores estão interditando a passarela em protesto.
Nossa reportagem acompanha o movimento e retorna com mais informações assim que possível.
ATUALIZAÇÃO
Moradores dos bairros Palmital e São José, fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira, feriado de 7 de setembro, na passarela que liga os dois bairros.
O objetivo do protesto foi pedir as autoridades para que a passarela seja utilizada somente para o tráfego de ciclistas e pedestres como está no projeto, desde o início da obra. Outra reivindicação e a acessibilidade para os portadores de necessidade especiais.
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares (ADEFIL), Rafael Simonelli Lima, participou da manifestação e falou com nossa reportagem.
Um dos moradores do bairro Palmital também falou com nossa reportagem, ele disse que é um perigo transitar na ponte, pedestres, ciclistas e motocicletas. “Vai acontecer morte, vai acontecer uma tragédia nessa ponte, pedimos ao poder público que tome providencias com urgência”. Disse o morador. Veja vídeo.
Márcio Lúcio Coelho, morador do bairro São José disse que não consegue subir uma espécie de rampa chegando no meio da passarela e precisou descer da bicicleta, ele ainda acrescentou que cadeirante já tentou passar por lá e não conseguiu, e que já aconteceu acidente envolvendo motocicleta no local. Veja.
A obra da passarela foi entregue a população no dia 26 de agosto e quatro dias após a entrega já ocorreu um acidente, envolvendo justamente uma motocicleta. Veja as imagens.
A passarela tem uma extensão de 1.230 metros, foi construída com recursos próprios do município e custou R$ 8 milhões de reais.
O projeto era, passarela e ciclovia e foi apresentado pelo ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, durante a Sessão Itinerante da Câmara realizado no dia 23 de setembro de 2019 (o chamado pacotão de obras), faltando poucos meses para o ano eleitoral de 2020, quando ele foi candidato à reeleição. A obra só iniciou em junho de 2020, o prazo de conclusão da obra era de 300 dias, mas só foi entregue no dia 26 de agosto, com mais de um ano de atraso e coincidentemente, pouco mais de um mês antes das eleições, em que o prefeito deixou o cargo, para concorrer ao governo do estado.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Laguna, Luciano Bastos entrou em contato com nossa reportagem e disse que já está agendada uma reunião com os secretários de segurança e obras de Linhares para esta quinta-feira, às 14 horas para o problema ser discutido e conseguintemente ser encontrada uma solução.
Outra reclamação dos moradores, é que a passarela se tornou rota de fuga para quem tiver fugindo a Polícia, e nossa reportagem flagrou o momento em que um motociclista estava passando pela passarela com uma motocicleta fazendo uso de escapamento barulhento. Uma guarnição da PM estava no local, mas quando o motociclista percebeu a presença dos PMs deu meia volta e retornou, como a passarela não é para tráfego de automóveis a guarnição ficou impossibilitada de agir. Veja vídeo:
Após alguns minutos que o motociclista retornou, tivemos a informação de que ele teria sido agredido por populares. Nossa reportagem atravessou, a pé, a passarela, mas ao chegar do outro lado não encontrou nenhuma movimentação em relação à informação obtida.
E muita vontade de aparecer na mídia,
Povo reclama de coisas que não tem nada a ver,
ou estão querendo que as motos parem de passar por ali.
Povo sem noção mesmo.
O que fizemos hoje é coisa séria rapaz ou seja lá quem for, somos pais de família preocupado com a segurança da família e vizinhos.
Então antes de vir com discurso fraco e sem fundamento procura se informar dos problemas, falar é fácil quero ver meter a cara.
que comentário infeliz , pimenta nos olhos dos outros é refresco neh… procura saber oq se passa do outro lado, procura saber oq os motociclistas estão fazendo na frente da nossa casa…seria ótimo mesmo se eles não pudesse passar pela ponte , a ideia da manifestação é exatamente essa .
Obra mal feita, desvio de verbas, seria mais viável ter feito uma ponte de verdade, para desafogar o trânsito na avenida que liga o São José a BR 101, horário de pico e um verdadeiro caos
Se cada um respeita seu espaço, não haverá problema.
Moto na faixa de moto e bicicleta na faixa de bicicleta…..
As vezes vejo ciclista nas faixas das motos e ainda querem ter razão….. O respeito a sinalização tem que vir de todos
Falta mesmo do que fazer, e isso que é
Essa obra foi mal elaborada desde o início… É um risco à segurança de todos terem colocado o trânsito de motos junto ao de ciclistas e pedestres … Tem q ser tomada alguma providência urgentemente
Essa passarela não foi planejada para passar motos. A passagem que era para pedestre agora ficou dividida para ciclista, ou seja, não tem cabimento isso, sem falar das motos que passam em alta velocidade, empinando motos… Descarga furada… Ou seja, os moradores do São José e Palmital Palmital foram muito prejudicados com isso. Gostaria muito que quem acha que é frescura tentasse dormir alguma casa na rua principal no São José ou Palmital.
Essa obra foi mal elaborada desde o início … É um absurdo colocarem p circular pedestres e ciclistas junto com motos … Isso põe em risco a segurança de todos … Tem q ser tomada uma atitude imediata impedindo a circulação de motos pela ponte.. apenas ciclistas e pedestres
Investimento errado! Valores absurdos em algo que nos trouxe nenhum benefício. Zero para o governo que planejou e executou.
É bom aparecer solução efetiva. Evitar maiores problemas… e com maior gravidade!
Impossível a utilização da passarela por motociclistas, bicicleta e pedestre…Obra mal elaborada!!
Motociclismos ultrapassam e muito a velocidade limite( 20 km). Colocando em risco os outros que estão utilizando a mesma.
Passarela deveria ser somente utilizada para bicicleta e pedestre!!
Tá um inferno, nosso bairro era um bairro tranquilo , os motociclistas passa a mil, sai buzinando em todas as esquinas pra não ter que parar, minha filha não dorme , tem 1 ano e meio e toda vez q passa moto buzinando ela acorda .. fora o perigo que é de acontecer um acidente, tem muitas crianças no bairro , ficou perigoso andar na rua com elas. Lamentável … tem q tomar providência , ou proíbem de passar ou fazem alguma coisa pra andarem devagar e respeitar os moradores .
Espero que seja resolvido o mais rápido possível, senão infelizmente vai acontecer uma tragédia já anunciada. Moto, pedestres e ciclistas todos em um espaço reduzido é impossível. Foi feito para pedestres e ciclistas. Porque moto agora? Fica a pergunta? Espero que os órgãos responsáveis resolvam.
Eu só acho que se cada um andar na sua faixa, e seguir as placas de velocidade permitida não vai acontecer nada. Eu passo aí todos os dias de moto com meu filho na garupa é até mais seguro do quê pegar a BR. Agora pedestre querer andar na faixa de motociclista vendo que tem uma área só pra eles é brincadeira. Podem ir lá vê, todos os dias eu passo as 6:40 e tem pedestre na faixa de motociclista, aí sim terá acidente mesmo!!! Poxa vida ficou um projeto legal, agora acho injusto também quem tem moto e anda certo ter que dá uma volta tão grande pra acessar os bairros do Planalto e São José. Se andar certinho dá pra todos usufruir da passarela.
Coisas que não tem nada a ver?? Nada a ver tem o seu comentario meu amigo,a prefeitura desapropria lote de morador que batalhou uma vida toda para ter, quer pagar um valor insignificante e injusto pelo tipo de bairro e valorização. Gasta mais de 8 milhões que saiu do seu bolso ,para construir este acesso ridiculo que sabemos muito bem que ,o senhor ex prefeito por briguinha particular entre prefeitura e ex donos de loteamento,desapropriou a pessoa errada e para justificar sai espalhando placas dizendo que ninguem pode vender ou comprar alguma coisa dizendo ser irregular, torna a vida das famílias que moravam num lugar de paz em um inferno desses .As crianças que ficavam nas ruas brincando não podem mais, sentar a noite na rua se tornou impossível. Sem contar que a maioria que passa no acesso são motociclistas baderneiros em alta velocidade,empinando motos ,acelerando e dando tiro na moto ,fazendo gracinha .O lugar virou ponto de fumo de dia e de noite se vê gente ,tenho fotos e vídeos que mostram a veracidade dos fatos.
Lugar de criança não é na rua. Para isso existem as praças. Rua é acesso, o certo era terem construído uma ponte onde passassem carros para desafogar a BR. Quem quer colocar os filhos na escola em tempo integral precisa fazer um trajeto muito mais longo, que seria muito menor se houvesse a ponte ligando o São José ao Palmital.
A população quer a.paz de volta de poder brincar na rua com suas crianças,as pessoas que moram aqui escolheram aqui pela tranquilidade que aqui sempre foi. Cadê a rodoviária desta cidade???.Entra prefeito e sai prefeito e nada é feito.
Projeto dessa Ponte foi muito mal feito, o projeto contemplava apenas passagem para pedestre e a ciclovia , deve ser proibida passagem de motocicletas , só essa permissão já está ilegal já que não foi contemplada no Projeto. O Ministério Público deve também intervir , a seguranças pública está em jogo.
Só querendo aparecer. Quero ver cadeira-de-rodas subir do outro lado do morro que é um acidente geogrageafico natural. Faço o percurso 8 vezes por dia de moto. Facilita muito.. a obra ficou fantástica e tem acessibilidade para cadeirantes como opção de lazer.
Ué? Desde quando essa parte do Palmital virou um condomínio fechado? Porque se não é, o que prevalece é o interesse público e não de uma pequena parcela da população. Eles acham melhor que os motociclistas passem pela BR, muito mais perigoso, porém longe dos umbigos deles. Pronto, falei!